Aprenda quais são os melhores exercícios para tratar o ovário policístico

Essas atividades auxiliam a devolver o equilíbrio hormonal e podem aumentar a fertilidade.

A Síndrome do Ovário Policístico, também chamada de SOP, é um desequilíbrio hormonal muito comum em mulheres que estão em idade reprodutiva. Com isso, as atividades físicas auxiliam no processo de tratamento dessa condição. Assim, é importante conhecer os exercícios físicos mais aconselhados para mulheres com ovários policísticos. Confira!

Veja também: Síndrome do Ovário Policístico – O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e cura

O que é o ovário policístico?

Essa síndrome se desenvolve pelo excesso de estrógeno e testosterona ou pelos baixos níveis de progesterona na mulher. Com isso, alguns sintomas podem se manifestar, como: espinhas no rosto, aumento de peso, queda de cabelo, ansiedade, depressão quando menstruada, crescimento de pelos no corpo, baixa fertilidade.

Por ser uma doença metabólica, a alimentação e a prática de atividades físicas são ótimas para essas mulheres, pois impedem o avanço da doença. Além disso, essas medidas também reduzem o uso de medicamentos. Dessa forma, a seguir, você conhecerá a recomendação de alguns exercícios para mulheres com essa condição.

Exercícios indicados para quem tem ovário policístico

Recomenda-se exercícios aeróbicos e treinos HIIT, ou seja, de maior intensidade. Isso se dá devido ao aumento do consumo máximo de oxigênio em treinos aeróbicos. Nesse sentido, a prática desses exercícios pode ajudar no equilíbrio hormonal e na fertilidade. Dentre os exercícios aeróbicos, alguns indicados são a caminhada, a dança e a bicicleta. Com isso, as caminhadas, além de ser um dos exercícios mais indicados para quem tem SOP, são também mais fáceis, tendo em vista que podem ser feitas em qualquer lugar.

Outra opção interessante são os exercícios feitos na piscina, como natação ou hidroginástica. Essa indicação ocorre pois, nessas atividades, trabalha-se todo o corpo, principalmente suas articulações. Em complemento a isso, os treinos de força, normalmente feitos em academia, são aconselhados porque aumentam a massa muscular que gera maior gasto calórico. Para finalizar, exercícios que visam trabalhar o corpo e a mente também são muito importantes para quem tem SOP por diminuírem o estresse. Nesse sentido, dois exemplos disso são o Yoga e o Pilates.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.