Confira as melhores opções de vinho para harmonizar com carne
Do vinho branco ao tinto: saiba qual vinho usar na hora de servir uma peça de carne naquele jantar especial.
Uma boa refeição pede o devido acompanhamento de um bom vinho, mas não qualquer um, e sim aquele que consiga harmonizar com os pratos. Por isso, existem muitas opções que conseguem dialogar muito bem com queijos, massas e também com as carnes. Dessa forma, caso esteja em dúvida de qual usar, veja aqui as melhores opções de vinhos para harmonizar com carnes e assim, arrasar no jantar. Confira!
Leia mais: Entenda como beber vinho pode reduzir o risco de desenvolver diabetes
Para carne vermelha: Vinho tinto
Não é apenas na cor que esses dois alimentos combinam, pois o vinho tinto e a carne vermelha conseguem dialogar muito bem entre si e oferecem uma ótima experiência gustativa. Segundo a maioria dos especialistas, o tinto ajudará a intensificar o sabor da gordura e proteínas de um bife ou um filé grelhado, por exemplo. Isso porque esse tipo de vinho tende a ter uma acidez que complementa o sabor da carne e, por isso, melhora a percepção dos sabores. Portanto, se for fazer uma carne grelhada nos moldes clássicos, não se esqueça de também usar esse clássico vinho.
Para carnes magras: Malbec
Ainda falando das opções de vinho tinto para carnes vermelhas, vale a pena considerar o vinho perfeito para cortes magros de carne bovina. Nesse caso, a melhor opção será o Malbec, que irá harmonizar muito bem com cortes como fraldinha ou lombo. Não é por acaso que a maioria dos restaurantes recorrem a essa combinação na hora de servir os pratos.
Para carnes brancas: Vinhos brancos
Semelhantemente ao que acontece com as carnes vermelhas, as carnes brancas também precisarão de um vinho da mesma cor. Por exemplo, o peito de frango grelhado vai muito bem com um Sauvignon Blanc, ao passo que o Chardonnay combina com um frango assado.
Para peixes: Vinho rosé
Por último, vale mencionar a proteína dos pescados, que tendem a harmonizar muito bem com vinhos espumantes, principalmente Rosé. No caso do salmão, por exemplo, a melhor combinação será com o vinho português Dão. Por outro lado, o camarão, o lagostim e crustáceos em geral irão muito bem com uma taça de Chardonnay.
Comentários estão fechados.