Mercado de trabalho tem EXIGIDO requalificação e estudo constante, aponta educador da USP
Mozart Neves Ramos, professor da Universidade de São Paulo, estuda os fenômenos por trás da necessidade de requalificação no mundo atual. O que justifica essa mudança?
O educador e professor catedrático da Universidade de São Paulo (USP), Mozart Neves Ramos, enfatiza a necessidade urgente no mundo contemporâneo de um compromisso contínuo em estudo e requalificação por parte de indivíduos de todas as faixas etárias.
Um exemplo notável disso é refletido nos dados do último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação em 2021, que revelou que quase 600 mil pessoas com 40 anos ou mais estavam matriculadas em instituições de ensino superior.
Qual a opinião do educador da USP sobre o mercado de trabalho atual?
Segundo o professor, em uma entrevista à CNN Rádio no programa CNN Educação, o cenário atual passa por transformações significativas e tem exigido uma carga horária maior para os estudos.
Ele enfatizou uma necessidade crescente de requalificação, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação e programas de aperfeiçoamento.
(Imagem: divulgação)
Também relatou que esses são mecanismos que pessoas de diversas origens estão explorando para acessar oportunidades de trabalho e buscar posições mais lucrativas.
De acordo com Mozart, as novas tecnologias desempenharam um papel fundamental na transformação desse cenário educacional.
O profissional da educação evidenciou que, à medida que o perfil dos alunos evolui, as instituições de ensino superior também precisam passar por adaptações significativas.
Ressaltou ainda a importância da mudança nas abordagens de ensino, nas metodologias de aprendizagem e na reavaliação do papel das universidades, que não deve se limitar apenas aos estudantes que concluíram o Ensino Médio.
Comentários estão fechados.