Utilizar esse método de estudo promete ajudar na concentração

Este método pode melhorar o desempenho de modo a otimizar o tempo de estudo, ajudar a fixar o assunto e melhorar a concentração.

Para o estudante, quase sempre é um desafio a hora de estudar. Para aqueles que estão prestando vestibular, o desafio é ainda maior, devido à quantidade de assuntos e matérias que eles têm que manter fixados na memória para poder ir bem nas avaliações. Com isso, é necessário saber alguns métodos de estudos que podem ajudar. Confira agora o método da repetição.

Leia mais: Simulados para estudar para o Enem tem sido uma boa estratégia dos alunos

Método de repetição espaçada

O método da repetição espaçada baseia-se nos estudos de Ebbinghaus sobre a curva do esquecimento. A ideia deste método parte da repetição de um conteúdo que precisa ser revisado em uma certa frequência para que as informações não caiam no esquecimento no nosso cérebro.

O comportamento humano parte de uma ideia parecida com essa, pois nós costumamos procurar padrões para entendermos como funciona boa parte das coisas do mundo. Também vivemos realizando rotinas para poder nos adaptar e capacitar nosso corpo com aquela rotina.

Este método segue a mesma lógica, pois nosso comportamento natural é esse, o da repetição. E para estimular nosso cérebro, repetimos várias vezes para poder ficar fixados certos assuntos e como dito antes, não seja esquecido.

Como aplicar a repetição avançada?

Apesar de parecer complexo, o método é muito simples de inserir na rotina de estudos. Para iniciar, primeiro é necessário estudar um assunto e após o estudo, agendar revisões do conteúdo, mas com períodos não muito curtos e nem muito longos.

Siga esta ordem para agendamento de revisões:

  • Primeira revisão: 24h após estudar pela primeira vez;
  • Após a primeira revisão, agendar uma revisão no máximo 7 dias;
  • Posteriormente uma revisão após 30 dias.

Desta maneira, o cérebro será estimulado para que o conteúdo não caia no esquecimento e ele não fique muito desgastado com apenas um único assunto, o que pode ocasionar um cansaço excessivo para o cérebro.

Quando você estiver mais acostumado (a) com o método, é interessante reduzir o intervalo de tempo entre as revisões, mas uma redução cautelosa para não sobrecarregar. Desta maneira o estudante terá maior facilidade de absorver os conteúdos e lembrem deles mesmo após meses.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.