Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Veja como fazer a consulta pelo site, aplicativo ou Central de Atendimento do INSS.

Consultar o benefício fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma tarefa de muitos aposentados e pensionistas. Entretanto, para realizar essa atividade, os segurados precisam do seu número de inscrição.

Contudo, devido à grande quantidade de beneficiários, o INSS decidiu ofertar outra maneira de acesso aos dados, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Então, confira neste artigo como consultar o benefício do INSS pelo CPF.

Leia mais: Confira o novo valor dos aposentados e pensionistas do INSS em 2022

Passo a passo para consultar o INSS com o CPF

A consulta aos benefícios do INSS podem ser feitas pelo próprio site do órgão, aplicativo ou Central de Atendimento. Além disso, também é possível obter nessas plataformas os extratos e comprovantes de pagamentos.

Ademais, as três categorias de consulta não exigem que o beneficiário se desloque até a agência mais próxima. Isso porque tudo pode ser feito no conforto da sua casa de forma simples e prática, pelo computador ou celular. Veja a seguir!

Site do INSS

O acesso pelo site do INSS é um dos mais simples. Basta buscar o site oficial do INSS pelo navegador, digitar o seu CPF e fazer login na página através do cadastro “gov.br”.

Caso você não tenha se registrado nessa plataforma, é só clicar na opção “Cadastrar” e preencher todos os dados pessoais solicitados. Por fim, conclua o cadastro, e você terá acesso a esse e a diversos outros serviços governamentais.

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS é uma das novas modalidades de consulta e você pode encontrá-lo na loja do seu celular, disponível para Android e iOS. Faça o download do app, abra o programa e informe o seu CPF e a senha do INSS. Em seguida, você será redirecionado(a) à tela inicial do Meu INSS, dispondo de diversas informações sobre o seu benefício.

Central de Atendimento

O contato com a Central de Atendimento do INSS para adquirir informações é feito através do número 135. Porém, é necessário estar atento ao horário de funcionamento, que é de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas até as 22 horas.

Ao falar com o atendente, basta informar o número do seu CPF para que os dados sejam fornecidos. Mas fique atento(a)! A Central de Atendimento não realiza ligações para o beneficiário, então caso entrem em contato com você alegando ser do INSS, não passe suas informações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More