Midjourney tem versão suspensa após deepfakes do Papa
A Inteligência Artificial consegue gerar imagens bizarras.
O Midjourney, plataforma de criação de imagens que utiliza inteligência artificial para gerar ilustrações únicas e personalizadas, teve a sua versão de testes no Discord suspensa. O motivo do encerramento da edição aberta se deu após uma série de deepfakes produzidas. Entenda!
Imagem do Papa Francisco
A Inteligência Artificial consegue gerar imagens bizarras. Entre elas está uma foto do Papa Francisco usando um longo casaco puffer branco, junto com seu tradicional zucchetto e um crucifixo no peito. Além dessa, outra imagem do líder da Igreja Católica segurando uma arma também circula na web.
Na última terça-feira (28), o CEO e fundador da Midjourney, David Holz, anunciou a mudança, mas não confirmou esse motivo, citando apenas “demanda extraordinária e abuso nos testes”, de acordo com o The Washington Post.
Versão gratuita do Midjourney suspensa
O Midjourney estava liberado para qualquer pessoa, no Discord, com livre acesso a 25 gerações de imagens gratuitas antes de começar uma assinatura. O plano básico oferece até 200 gerações de imagens por US$ 8 (R$ 41) por mês, um preço acessível quando se tem em conta as possibilidades da ferramenta.
Especialistas já alertavam sobre o risco potencial de a IA produzir desinformação, antes mesmo de ser lançada. Na época, Holz defendia afirmando que as falsificações eram detectáveis com facilidade, “você não pode forçá-lo a fazer um deepfake agora”, afirmou o executivo do The Verge.
No entanto, após o laboratório independente lançar, no dia 15 de março, a versão 5 da ferramenta, vários melhoramentos na qualidade de imagens foram feitos, favorecendo a divulgação de deepfakes.
As deepfakes são falsificações digitais altamente realistas de conteúdo visual ou de áudio que foram manipuladas usando algoritmos de Inteligência Artificial (IA). Deepfakes podem ser usadas para criar vídeos falsos, imagens ou gravações de áudio que parecem reais e geralmente apresentam pessoas reais dizendo ou fazendo coisas que nunca fizeram.
Comentários estão fechados.