Millennials, Gen Z ou Gen Alpha: de qual geração você faz parte?
Um estudo de gerações publicado em 2019 admite um ano que separe as gerações Y e Z. Será que você faz parte de outra geração e não sabia?
Nomear e separar os diferentes tipos de gerações é uma forma de perceber o andamento dos tempos. Por exemplo, profissões e comportamentos que eram comuns há algumas décadas ou séculos, talvez não sejam mais tão frequentes na atual geração. O mesmo acontecerá com os nossos sucessores.
Veja também: O Google Bard agora pode ser usado por adolescentes; entenda!
Sob o mesmo ponto de vista, é bem provável que você esteja mais inteirado no assunto graças a popularização dos termos geração Y, Baby Boomers, Millennials e Geração Z. Cada uma dessas gerações acompanha idade de pertencimentos. Um estudo de 2019 deu uma atualizada no assunto, dizendo onde termina a geração Y e onde começa a geração Z, de acordo com eles.
O que diz o estudo das gerações?
A autoria é do Pew Research Center. Trata-se de um laboratório de ideias situado em Washington, D.C. Ele fornece informações sobre tendências e atitudes que estão moldando os Estados Unidos e o mundo. Um dos tópicos de pesquisas mais presentes envolve as gerações.
Em especial, nos últimos anos, o foco do Pew Research Center estava na geração Millennial. Eles estão há mais de uma década estudando-os. No ano de 2018, em particular, eles decidiram determinar um ponto de corte entre os Millennials e a próxima geração.
A organização optou por usar 1996 como o último ano de nascimento dos Millennials. Assim sendo, qualquer pessoa nascida entre 1981 e 1996 é considerada pertencente à geração Millennial. Por sua vez, quem nasce em 1997 já faz parte da geração Z.
Veja como ficaram as datas de pertencimento:
- Silent Generation: entre 1928 e 1945;
- Baby Boomers: entre 1946 e 1964;
- Gen X: entre 1965 e 1980;
- Millennials: entre 1981 e 1996;
- Gen Z: entre 1997 e 2012;
- Gen Alpha: nascidos entre 2010 e 2025.
Afinal, por que 1996?
Consoante a publicação, acredita-se que o ano de 1996 é um ponto de corte significativo entre a geração Millennial e Z por uma série de fatores políticos, econômicos e sociais fundamentais que definem os anos de formação da geração Millennial.
Eles continuam dizendo que a maioria dos Millennials tinha entre 5 e 20 de anos quando os ataques terroristas de 11 de setembro aconteceram nos Estados Unidos. Muitos deles já tinham idade o suficiente para entender o contexto daquele momento. Por outro lado, a maioria dos membros da Geração Z tem pouca ou nenhuma memória do atentado.
Comentários estão fechados.