Geração Y – Características, Mercado de Trabalho e Perfil de Consumo

Conheça as características de consumo dessa geração, como ela se porta no mercado de trabalho e como é a relação com as gerações Baby Boomers, X, e Z.

Formada por pessoas nascidas a partir de 1978, até meados dos anos 90, a Geração Y, também conhecida como millennials, foi a primeira a conviver com a informática desde a vida escolar, sendo capaz de criar soluções inovadoras.

O perfil dessa geração é formado por pessoas que buscam uma boa formação, principalmente em relação a estratégias e informação.

Além disso, é considerada uma geração mais individualista e autônoma, e assim como a Geração X,  não abre mão de estabilizar a vida pessoal e profissional.

Esta é uma geração que não sabe lidar com a ansiedade, momento de crise ou bolha no mercado. Além de ser uma geração imediatista. São mais criativos, menos preconceituosos e abertos à diversidade.

Os filhos tendem a manter menor comunicação com os pais e professores, já que a tecnologia se torna mais atrativa.

Geração Y e Gerações Baby Boomers, X e Z

Baby Boomers: Enquanto os Baby Boomers preferem passar a vida toda em uma empresa atrás da estabilidade, a Geração Y busca novos desafios e são multifuncionais. Ambos sentem o desejo de liderar, mas a Geração Y é mais imediatista. O principal meio de comunicação dos Baby Boomers era a televisão. Já a Geração Y nasceu integrada às novas tecnologias;

Geração X: Enquanto a Geração X pensa no conforto, em relação aos produtos consumidos, a Geração Y pensa na praticidade, como por exemplo, alimentos congelados. A Geração X viu surgir celulares, computadores pessoais, impressoras e o e-mail.

Geração Z: Assim como a Geração Y, essa geração dificilmente passará a vida toda trabalhando em um mesmo local. A crise mundial de 2008 fez com que a confiança pela estabilidade financeira em uma empresa diminua. Além disso, ver sentido no trabalho realizado importa mais que o dinheiro.

Características de consumo da Geração Y

Os consumidores da Geração Y gastam, em média, R$ 50,00 por semana. Seus principais gastos são em roupas, assessórios, higiene e beleza. Só depois a diversão. Além disso, eles ainda compram mais em lojas de conveniência e preferem marcas mais presentes na internet.

O supermercado faz parte da rotina e acaba sendo um momento mais importante que as refeições feitas fora de casa. Essa geração é muito sensível a descontos e promoções. Eles ainda têm a preferência em variedades e por oportunidades de escolha.

Ainda mais, existe a preferência pela praticidade. Logo, até alimentos congelados se tornam atrativos, principalmente pela correria no trabalho, estudos e até mesmo nos cuidados do lar.

A geração também é fiel às suas marcas favoritas, porém, prefere reduzir o consumo fora do lar.

Eles não são influenciados por propagandas, pois acreditam que a publicidade não é autêntica. Mas, querem estabelecer relacionamentos com as marcas através das mídias digitais. Quando se tornam clientes, tendem a ser consumidores leais.

Geração Y no mercado de trabalho

Essa geração sempre busca a inovação. Por isso, buscam inovar a dinâmica do trabalho para uma mais cooperativa e integrativa. Além de ser multifuncional, realizando muitas ações para otimizar tempo e obter maior eficiência.

Um outro ponto, é a importância da hierarquia. O profissional se torna insatisfeito caso não consiga alguma promoção após o primeiro ano de empresa.

A Geração Y costuma preferir empresas onde é necessáeio reestruturar novas ideias, podendo, assim, inovar o ambiente e buscar novas estratégias no mercado de trabalho. Ademais a geração prefere empreender e montar negócios próprios, para colocar em prática suas ideias.

É uma geração inconformada e sempre almeja conquistar mais.

Veja também: Gerações Baby Boomers, X, Y e Z no Mercado de Trabalho

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