Região repleto de metais para fabricação de baterias vira alvo de mineradoras
Metais como níquel, manganês, cobre e cobalto são encontrados em grande quantidade no fundo do Oceano Pacífico.
A mineração no fundo do mar ainda está começando, mas algumas empresas já estão em busca de sair na dianteira dessa modalidade de extração de minério, especialmente para produzir baterias para carros elétricos, que precisam de níquel em sua composição.
Os minerais níquel, cobalto, cobre e manganês foram encontrados em grandes quantidades em parques rochosos localizados abaixo do nível do mar. Esses minerais são fundamentais para a construção da bateria de carros elétricos.
Leia mais: Cientistas transformaram água pura em metal (E tem imagens)
Os campos rochosos em que estão os minerais são conhecidos pelo nome de planícies abissais. Nelas, estão minerais considerados como extremamente raros na natureza. Na região, são mais de 3 mil metros de profundidade em mais de 70% do fundo do mar.
Campos rochosos localizados no Oceano Pacífico
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, a região é conhecida como Zona Clarion-Clipperton, localizada no Oceano Pacífico, com mais de 1,7 milhão de milhas.
Conforme relatado pela revista Nature, são mais de 274 milhões de toneladas de níquel, metal utilizado para fabricação de aço, ligas metálicas e baterias recarregáveis. Por esse motivo, é um mineral importante na fabricação de baterias de carros elétricos.
A descoberta desse parque rochoso repleto de elementos químicos essenciais para o desenvolvimento de novas formas de energia na Terra traz questões interessantes, como os 44 milhões de toneladas de cobalto descobertos no fundo do mar.
Os nódulos polimetálicos são rochas do tamanho de batatas que cobrem o fundo do oceano. Essas rochas são compostas por grandes quantidades de níquel e cobalto em número superior ao encontrado em terra, até o momento.
Corrida para encontrar minerais no fundo do mar03
Grandes empresas responsáveis pela mineração de metais e outros minerais estão concentrando esforços para desenvolver e ampliar a extração desses elementos químicos localizados nos oceanos.
Embora algumas etapas possam ser dispensadas para extrair os minérios, implicações geopolíticas, trabalhistas e questões ambientais ainda são pontos importantes a serem considerados pelas mineradoras na hora da extração em alto mar.
A Zona Clarion-Clipperton, localizada entre o México e o Havaí, é a mais disputada quando se fala de mineração em alto mar. Isso porque é o local mais próximo dos Estados Unidos, grande mercado consumidor de metais como níquel e cobalto.
Comentários estão fechados.