Ministério da Educação divulga primeira chamada do Prouni 2023

A primeira chamada do Prouni 2023 foi divulgada nesta terça-feira (4). Os resultados estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para os indivíduos que se inscreveram para a segunda edição do Prouni 2023, os resultados da primeira chamada foram divulgados nesta terça-feira (04), pelo Ministério da Educação (MEC).

Se você se inscreveu, não deixe de acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para ver se a sua solicitação de ingresso na faculdade foi aceita.

Ao todo, foram 276.566 bolsas disponibilizadas.  Dentre elas, são 215.530 integrais e 61.036 parciais, seja em cursos de graduação ou superior sequenciais.

Para participar do Prouni, existem algumas exigências que o Governo Federal faz para que o candidato seja considerado apto.

Quem pode participar do Prouni?

Existem algumas especificidades para a participação do Programa Universidade para Todos (Prouni), como, por exemplo, para solicitar a bolsa integral, é preciso comprovar uma renda de pelo menos 1,5 salário mínimo por pessoa – ou seja, de R$ 1.198,00/pessoa.

Para a bolsa parcial, por outro lado, a renda bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família – ou seja, R$ 3.960,00.

Além disso, existem outras especificidades, como:

  • Ter cursado o Ensino Médio em rede pública ou particular, desde que seja bolsista integral;
  • Ser uma Pessoa com Deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no exercício do magistério da educação básica;
  • Ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos e ter uma redação com nota maior que 0.

O processo seletivo tem uma única etapa, feita pela internet, na página do Prouni. O candidato deve escolher até 2 instituições de ensino, cursos e turnos entre as bolsas disponíveis.

Como é a chamada para participação?

Após o prazo de inscrição, os estudantes são pré-selecionados de acordo com as opções e notas do Enem do último ano. A ordem escolhida na hora da seleção é imprescindível para a seleção do candidato.

As instituições ainda podem realizar uma seleção própria entre os pré-selecionados; no entanto, os candidatos devem ser informados desta prática antes de se inscreverem.

No total, são realizadas duas chamadas do Prouni. Ou seja, além desta, ainda haverá outra. Fique atento!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.