Missão Artemis I: conheça a nova data da viagem à lua

A missão Artemis I, que já foi adiada três vezes, será um voo não tripulado que levará a cápsula Orion à órbita lunar.

Segundo um comunicado realizado pela Agência Espacial NASA na última quinta-feira (3), a missão Artemis I ganhou uma nova data de lançamento, que será no dia 14 deste mês. Essa missão estava prevista para ser lançada, inicialmente, em agosto, mas deste então, situações adversas causaram três adiamentos.

Leia mais: Registro da Nasa através do telescópio espacial mostram estrelas de forma detalhada

O que é a missão Artemis I?

A missão é um teste que levará a cápsula Orion ao redor da Lua. O voo não será tripulado. O mega foguete SLS (Space Launch System) levará essa cápsula acoplada no topo.

A Artemis I irá decolar com diversas metas, sendo uma delas testar se a cápsula será capaz de suportar as condições que serão encontradas ao reentrar na atmosfera terrestre, como o calor e velocidades extremas. O lançamento, marcado para segunda-feira (14), acontecerá em Cabo Canaveral, no Centro Espacial Kennedy, no estado americano da Flórida.

Esta missão será o ponto inicial do programa Artemis, que busca levar novamente o homem à Lua. Caso essa primeira missão tenha sucesso na sua empreitada, os próximos projetos, previstos para 2025 e 2026, podem levar a primeira mulher à Lua.

Ao todo, a nave percorrerá aproximadamente 39.429 km/h, e poderá ser exposta a temperaturas que chegam à metade do calor emanado pelo Sol.

A missão precisou ser adiada

A missão Artemis I já está na sua quarta tentativa de decolagem. De acordo com o plano original, o mega foguete deveria partir em abril, o que não aconteceu. O lançamento foi remarcado para junho, mas assim como na tentativa anterior, foram encontradas falhas no sistema de abastecimento, e a missão precisou ser remarcada.

Com os reparos feitos, o voo foi definido para setembro. Tudo estava pronto, e o foguete já estava posicionado na plataforma de lançamento, apenas esperando o dia marcado para a decolagem, quando surgiu um novo imprevisto. O furacão Ian, que varria a costa americana na ocasião, obrigou os cientistas a guardarem a nave para evitar danos.

Com a escolha do dia da próxima tentativa, o foguete está sendo levado para a plataforma de lançamento, onde esperará a nova data marcada para iniciar a missão.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.