Misterioso sumiço de explorador no Brasil inspirou ‘Indiana Jones’; veja essa história

O homem foi enviado a diversas missões internacionais, chegando até ao Brasil, onde ficou bastante famoso. Confira quem foi esse explorador!

Quando pensamos em exploradores intrépidos em busca de aventura, é difícil não lembrar de Indiana Jones, o famoso arqueólogo imortalizado por Harrison Ford.

No entanto, a inspiração por trás desse personagem pode ser traçada até o explorador inglês Percival Harrison Fawcett, cuja vida e desaparecimento misterioso no Brasil ecoam nas lendas de Indiana Jones.

Percy Fawcett nasceu em 1867 e foi enviado em várias missões na América do Sul, uma das quais o levou ao Brasil.

Sua obsessão era encontrar a lendária “Cidade Perdida Z” na selva amazônica. A história de sua busca pelo desconhecido e a misteriosa desaparição ainda intrigam muitos até hoje.

A busca por “Z”, a “cidade perdida”

A primeira expedição de Percy Fawcett à América do Sul ocorreu em 1906, quando ele foi encarregado de demarcar a fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru pela Sociedade Geográfica Real inglesa.

No entanto, sua verdadeira paixão era encontrar a mítica “Cidade Perdida Z”, inspirada por documentos históricos e lendas que ele havia descoberto.

(Imagem: Wiki Commons/Reprodução)

Sua jornada mais ambiciosa começou em 1920, quando ele chegou ao Brasil com planos de uma expedição que poderia durar até dois anos. No entanto, Fawcett enfrentou desafios logo no início da viagem.

Seu encontro com o presidente Epitácio Pessoa e o Marechal Cândido Rondon não foi bem-sucedido, e ele insistiu em prosseguir com a expedição sozinho, recusando a oferta de uma comitiva brasileira.

A “Cidade Perdida Z” e o sumiço

O objetivo de Fawcett era encontrar a lendária “Cidade Perdida Z”, cuja existência ele acreditava ser baseada em documentos históricos, como o Documento 512, encontrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Esse local perdido teria sido descoberto no século XVIII, no sertão da Bahia, por uma pessoa que acabou se perdendo e encontrando as ruínas de uma cidade abandonada. A busca de Fawcett pelo lugar era sua obsessão.

(Imagem: Wiki Commons/Reprodução)

Sua última expedição partiu em maio de 1925, e nela estavam seu filho Jack e um amigo chamado Raleigh Rimmel. A partir desse ponto, a história de Percy Fawcett e seus companheiros se torna um mistério.

Apesar das buscas e expedições posteriores, nenhum rastro concreto de seu paradeiro foi encontrado.

Teorias e lendas sobre o sumiço

Ao longo dos anos, várias histórias surgiram sobre o destino de Percy Fawcett e sua expedição. Alguns acreditam que eles foram mortos por tribos indígenas, enquanto outros especulam que encontraram a “Cidade Perdida Z” e lá permaneceram por gerações, liderando uma comunidade esotérica.

Outras histórias mais fantasiosas sugerem que eles descobriram um mundo subterrâneo e viveram lá por muitas décadas após seu sumiço.

A verdade é que, apesar de todas as expedições e buscas, o mistério em torno do destino de Percy Fawcett e sua busca pela “Cidade Perdida Z” permanece sem solução.

O legado de Percy Fawcett e Indiana Jones

Percy Fawcett pode ter desaparecido nas profundezas da selva amazônica, mas seu legado vive através das histórias que ele inspirou.

Indiana Jones, o arqueólogo fictício que também persegue tesouros e aventuras pelo mundo, deve muito de sua inspiração a Fawcett e outros exploradores intrépidos.

A busca pela “Cidade Perdida Z” de Percy Fawcett ainda intriga a imaginação das pessoas, e sua história continua a inspirar livros, filmes e documentários, como é o caso de “Z: A Cidade Perdida”.

No longa, o Sir Fawcett é interpretado pelo ator Charlie Hunnam. O filme ainda é estrelado pela atriz Sienna Miller, que interpreta Nina Fawcett, esposa de Percy, e pelo ator Tom Holland, que vive Jack, filho mais velho do lendário explorador britânico.

O mistério que cerca seu desaparecimento atrai aventureiros e arqueólogos em busca de respostas, garantindo que a lenda de Percy Fawcett e sua busca pelo desconhecido nunca seja esquecida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.