Misture 3 ingredientes e você terá o melhor adubo natural para plantas

O preparo de um adubo natural não requer grandes investimentos e pode ajudar a impulsionar o desenvolvimento das plantas naturalmente. Entenda.

Antes de tudo, é preciso entender que algumas plantas precisam de adubo natural porque o solo onde elas estão plantadas não oferece todos os nutrientes. Desse modo, é preciso incluir a fertilização no cronograma de manutenção da planta.

Veja também: As cascas de cebola que você joga fora podem salvar as suas plantas!

O fertilizante é uma substância que contém elementos como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e outros. Além de nutrir, também melhora a estrutura, a aeração e a retenção de água do substrato, tornando-o saudável.

Quais as vantagens do adubo natural?

Você provavelmente deve ter visto diversos adubos em lojas especializadas em jardinagem. Entretanto, os benefícios do adubo natural são indiscutíveis, começando pelo preço acessível e a possibilidade de ser mais sustentável.

Dito isso, não concentra substâncias tóxicas ou deixam resíduos que acabam obstruindo as células dos vegetais. Ao passo que libera vitaminas e minerais gradativamente, favorece o enraizamento e a produção de mudas.

Este fertilizante orgânico vai te surpreender

Você vai precisar de:

  • 3 litros de água parada;
  • 1/4 de colher de chá de ácido bórico;
  • 1 pitada de permanganato de potássio;
  • Misture bem e deixe descansar por 24 horas.

Modo de preparo:

1º passo: primeiramente, pegue uma bacia ou um balde e misture a água, uma pitada de permanganato de potássio e o ácido bórico. Lembre-se que a água não deve apresentar cloro, ou seja, precisa ficar descansando.
2º passo: em seguida, use uma peneira e coe o resíduo, buscando obter um líquido cristalino e livre de resquícios.
3º passo: por último, transfira uma parte para um frasco com borrifador ou uma garrafa que tenha a tampa furada e aplique nas raízes das plantas. Essa aplicação é semanal durante as estações do verão e da primavera.

Em geral, as plantas que se beneficiam do adubo natural mencionado acima têm folhas grandes, carnudas e verdes. Por exemplo, suculentas, bromélias e orquídeas gostam de receber o fertilizante nas folhas e no solo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.