Molibdênio

O molibdênio é usado principalmente em ligas, especialmente para fazer aços de alta resistência.

0

O molibdênio (símbolo químico Mo, número atômico 42) é um metal branco prateado e macio. Tem um dos pontos de fusão mais altos de todos os elementos puros. É usado principalmente em ligas, especialmente para fazer aços de alta resistência e alta temperatura.

O molibdênio é obtido pela mineração direta de molibdenita e também é recuperado como subproduto da mineração de cobre. Cerca de metade do molibdênio do mundo é extraído nos Estados Unidos.

Para que serve?

Molibdênio - Tabela Periódica

O dissulfeto de molibdênio é um bom lubrificante e os pigmentos de molibdênio são usados ​​em tintas, plásticos e compostos de borracha.

Constatou-se que o molibdênio em quantidades vestigiais tem um papel na biologia de todas as classes de organismos. Se ingerido em excesso, no entanto, o pó de molibdênio e seus compostos solúveis em água podem ser tóxicos.

História

Até o final do século XVIII, os compostos de molibdênio eram confundidos com os de outros elementos, como carbono ou chumbo. Em 1778, Carl Wilhelm Scheele foi capaz de determinar que o molibdênio era diferente do grafite e do chumbo, e isolou o óxido do metal da molibdenita.

Em 1782, Hjelm isolou um extrato impuro do metal reduzindo o óxido com carbono. O molibdênio foi pouco utilizado e permaneceu em laboratório até o final do século XIX. Posteriormente, uma empresa francesa (Schneider and Co.) tentou usar o molibdênio como agente de liga em placas de aço e observou sua utilidade como endurecedor de aço. O uso de molibdênio disparou durante a Primeira Guerra Mundial, quando o aumento da demanda por tungstênio fez com que os aços escassos e de alta resistência fossem mais caros.

Características

O molibdênio é um metal de transição que se encontra no período cinco da tabela periódica, entre nióbio e tecnécio. Além disso, está localizado no grupo seis (antigo grupo 6B), entre o cromo e o tungstênio.

O molibdênio puro tem um ponto de fusão de 2623 °C, que está entre os mais altos pontos de fusão de todos os elementos. O metal puro tem uma tendência a desgastar durante a usinagem, mas é útil como um aditivo que endurece o aço.

Dados

Massa atômica – 95,96 u
Configuração eletrônica – [Kr] 5s1 4d5
Elétrons – 2, 8, 18, 13, 1
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 2436 K
Ponto de ebulição – 4912 K
Entalpia de fusão – 37,48 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 598 kJ/mol

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.