O Cadastro Positivo para Condutores está apto para iniciar registro

O RNPC vai conferir benefícios e vantagens para os bons condutores. Confira mais detalhes.

A premissa do “cadastro positivo” começou a ser válida no dia 22 de setembro. Agora todos os motoristas ​​poderão se inscrever no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O RNPC permite a concessão de benefícios e vantagens aos motoristas por organizações do setor privado e público. Esses benefícios podem começar a ser concedidos em 13 de outubro, quando o processo de registro será ativado. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o cadastro e sobre como os motoristas podem participar do RNPC.

Leia mais: Motoristas deverão ficar atentos a essas 3 novas leis de trânsito para não serem multados

O que é o Cadastro Positivo?

Instituído pela Lei 14.071/2020, o registro do cadastro positivo (também chamado de “cadastro do bom motorista”) poderá prover alguns benefícios. Os condutores que tiverem esse registro vão receber recompensas pelo bom comportamento de não incorrem em nenhuma infração de trânsito em um período de 12 meses.

Dessa forma, o RNPC reunirá os motoristas que tiveram com o esse cadastro – ou seja, que não pagaram multas dentro do prazo – para lhes dar acesso a descontos em bens e serviços automotivos, além de benefícios fiscais e descontos tarifários.

  • Quais são as vantagens?

São exemplos de benefícios proporcionados pelo RNPC os seguintes planos: A redução de tarifas de serviços públicos e privados, prazos diferenciados para estacionamento de veículos e contratação de corretor de seguros, descontos em pedágios e vagas de estacionamento e disponibilidade de cashback.

  • Como aderir ao cadastro?

A participação no cadastro é voluntária e requer autorização do motorista. Ela pode ser cadastrada pelo Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Com o registro, o participante concorda que sua inscrição seja considerada elegível para os benefícios.

As empresas que queiram trabalhar com o RNPC devem informar a Senatran de seu interesse e delinear os benefícios que serão proporcionados por meio de um preenchimento online. A Secretaria Nacional de Trânsito estabeleceu o exclusivo Parceiro do Bom Motorista para dar visibilidade aos parceiros da iniciativa.

  • Para quem é válido?

Ainda que seja conhecido como o “programa de descontos para bons motoristas”, o RNPC é aberto a todos os tipos de motoristas que possuam um documento CNH válido em qualquer categoria, incluindo motociclistas e motoristas de veículos comerciais (ônibus, táxis e vans).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.