Mudança no Sisu: apenas uma edição anual a partir de 2024
Até então, o programa tinha duas edições por ano, ocorrendo uma em cada semestre.
Há a expectativa de que seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) uma mudança significativa no funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que promove a destinação de vagas em universidades públicas através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Até este ano, o Sisu tinha duas rodadas de inscrição, ocorridas no início de cada semestre. Porém, a partir de 2024 o sistema terá apenas um processo seletivo que vai acontecer entre janeiro e fevereiro de cada ano.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a decisão foi tomada devido ao percentual alto de desistências de vagas remanescentes que o Sisu de “meio de ano” vinha demonstrando nos últimos tempos.
Para substituir o segundo processo seletivo anual do Sisu, o MEC pretende organizar um outro evento restrito a demandas administrativas, como mudanças de curso ou atos semelhantes.
(Imagem: divulgação)
Muda alguma coisa na forma de se inscrever no Sisu?
Até o momento, o Ministério da Educação não anunciou qualquer modificação no método de inscrição do Sisu. Contudo, isso pode acontecer quando os novos cronogramas e informações adicionais forem publicados no DOU.
De qualquer forma, é provável que na próxima vez que as inscrições do sistema se abrirem, os estudantes encontrem o mesmo mecanismo com oferta de cursos separados por universidade e região, notas de corte, concorrência, etc.
Além disso, é esperado que o MEC mantenha o período de abertura das inscrições para o Sisu em cerca de uma semana, como é agora.
Comentários estão fechados.