Tudo o que você precisa saber sobre o novo RG
Saiba novas informações sobre esse documento.
O RG é um dos documentos mais importantes para um cidadão brasileiro. Com ele, é possível acessar informações sobre o indivíduo que não estão em nenhum outro local. Recentemente, o RG sofreu algumas alterações e está de cara nova. O novo RG já está disponível para ser requerido em todos os estados do país.
Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre as mudanças do novo RG e o que fazer para solicitar esse documento. Faça a leitura deste texto na íntegra e sane todas as duas dúvidas.
Veja mais: Saiba quais ações podem levar ao bloqueio do seu CPF
O que mudou no novo RG?
Já faz um tempo que o RG possui a mesma forma: um documento verde com foto, impressão digital e algumas informações. A maior mudança sofrida por esse documento nos últimos anos foi a adição do CPF através do RG. Contudo, o novo RG possui outras informações relevantes no documento e também tem novas funcionalidades.
O novo RG possui numeração única e, assim, reúne em apenas um documento várias informações como RG, CPF, PIS/Pasep e CNH. Além disso, o novo RG também terá a versão digital, que conta com um QR Code de autenticação e código MRZ. Por fim, será possível também adicionar informações de saúde como tipo sanguíneo, doador de órgãos etc. Apesar das mudanças, o documento antigo ainda valerá por até 10 anos (2032) para os brasileiros abaixo de 60 anos.
Como solicitar o novo documento?
Para solicitar o novo documento, é preciso que você se dirija a um órgão especializado como a Secretaria de Segurança Pública ou Poupatempo. Com a sua Certidão de Nascimento ou Casamento em mãos, você pode solicitar o novo RG. Em seguida, você receberá informações sobre data e horário em que deve comparecer para retirar o seu documento.
Você tem direito ao RG impresso (cartão de plástico ou folha autenticada) e também ao RG digital. Lembre-se de que pode solicitar esse serviço também por meios digitais. Para isso, é imprescindível que você tenha biometria cadastrada e acesso ao aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade). Dessa forma, o cidadão conseguirá agendar um horário para solicitar seu novo RG sem sair de casa.
Comentários estão fechados.