Atenção: muitas pessoas estão recebendo esses 3 tipos de multas!

Esses três tipos de autuação de trânsito estão fazendo muitas “vítimas” atualmente. A maior arma para evitá-las é a informação.

O intuito das mudanças feitas na legislação de trânsito é, em todos os casos, garantir um melhoramento das leis, aumentando assim o nível de segurança dos condutores de qualquer tipo de veículo e também dos pedestres.

Contudo, muitos motoristas e pilotos não se atentam a essas mudanças, que, por sinal, não são esporádicas. Esses indivíduos acabam sendo pegos de surpresa com as novas multas que vão surgindo sempre que a legislação é alterada. 

E, a propósito, não existe leniência para quem descumpre leis de trânsito, sejam elas novas ou antigas. Quem for pego descumprindo as regras da legislação, pode ser multado, perder pontos na carteira e até mesmo ter o seu veículo apreendido.

Indo nesse sentido, abaixo estão descritas três mudanças recentes feitas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Guarde-as na memória para não ser surpreendido em nenhuma blitz por aí!

3 alterações na legislação de trânsito

Sem mais delongas, confira, nos tópicos abaixo, as três mudanças recentes nas leis de trânsito que estão lesando muitos condutores desatentos. Fique ligado para não cair!

  • Mudança na opacidade das películas

A primeira das mudanças que vêm tirando o sossego de muitos condutores é a modificação na taxa de opacidade de películas insulfilm.

Agora, esses equipamentos devem permitir que até 70% da luz passe, ou seja, não podem ser totalmente opacas, nem tampouco espelhadas, como era comum ver até pouco tempo atrás.

Além disso, as películas não podem mais ter bolhas e/ou deformidades, pois isso também é considerado um elemento dificultador da visualização do condutor do veículo em abordagens policiais.

  • Em alguns casos, o farol precisa estar ligado durante o dia

Já há algum tempo o CTB inclui uma regra que obriga os condutores a manter os faróis ligados durante o dia. Porém, isso só é necessário de ser feito em pistas simples, ou seja, de apenas uma mão.

No caso de automóveis e motocicletas que possuem iluminação diurna DRL, não é necessário ligar os faróis, nem mesmo em pistas simples.

Entretanto, se um carro sem esse tipo de iluminação especial for pego com os faróis ligados durante o dia numa rodovia simples, o condutor pode ser multado.

  • Ultrapassar o sinal vermelho: pode ou não pode?

Todo mundo sabe que ultrapassar o sinal vermelho é proibido. Contudo, uma mudança recente no Código de Trânsito flexibilizou parte dessa regra em um recorte bem específico.

Agora, os motoristas podem ultrapassar o sinal vermelho se forem fazer conversões à direita e essa manobra não vier a prejudicar o fluxo de pedestres e veículos da via.

No mais, é necessário fazer a sinalização da manobra e dar preferências a pedestres, em todos os casos.

Você sabia dessas mudanças nas leis de trânsito? Agora que as conhece, fique atento para não ser multado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.