Mulher diz ter sido atingida por meteorito na França; veja opinião de especialistas

Uma mulher francesa foi atingida por uma rocha que se parece com um meteorito. Veja como a situação rara gerou inúmeras hipóteses entre os cientistas.

No começo de julho, uma mulher foi atingida por um meteorito enquanto tomava café em sua casa. Por se tratar de uma situação rara, o material rochoso foi enviado para análises detalhadas para que fosse identificada a origem da rocha.

O caso aconteceu em Schirmeck, no Nordeste da França. De acordo com a vítima, ela estava em seu terraço tomando café com uma amiga. “Ouvi um barulho vindo do telhado ao nosso lado.  No segundo que se seguiu, senti um choque nas costelas”, contou a vítima ao portal de notícias Daily Mail.

Felizmente, ela não sofreu ferimentos graves e, no início, acreditou que era um morcego ou outro animal, mas se surpreendeu quando viu uma pedra diferente.    

Por isso, levou o material a um telhadista que descartou a possibilidade e sugeriu a hipótese da rocha espacial. Assim, o material foi encaminhado ao geólogo Thierry Rebmann.

O especialista realizou alguns teste iniciais no objeto que tem cerca de 110g e encontrou elementos parecidos com os de um meteorito, como ferro e silício.

Para o cientista: “Encontrá-los em nossos ambientes temperados é muito raro, eles se fundem com outros elementos”, por isso, o material continuou sendo testado e a notícia gerou inúmeras contestações. Saiba mais!

Meteoritos na Terra: experiência rara

A curiosa situação levantou hipóteses da população, pois, de acordo com a NASA, a maioria dos meteoritos que chegam à Terra caem em regiões quase sem população ou nos oceanos.

Os registros apontam que toneladas da rocha espacial chegam à superfície terrestre, mas, mesmo assim, a probabilidade de o objeto atingir uma pessoa nas cidades é muito pequena, sendo estimada em uma em bilhões.

Apesar disso, há casos como o da norte-americana Ann Hodges, que em 1954 teve um grave hematoma ao ser atingida por um meteorito de 3,5 kg em Sylacauga, no Alabama.

(Imagem: DNA/Jean-Stéphane Arnold/Reprodução)

Teorias dos especialistas sobre o meteorito na França

Após algumas semanas de análises e contestações científicas, os especialistas afirmaram que a mulher francesa foi alvo de uma rocha normal, da própria superfície terrestre. Portanto, não era um meteorito, informou a reportagem do Daily Mail.

Para o astrônomo Jeremie Vaubaillon, o objeto apresenta muitos ângulos irregulares que não são características de meteoritos. Um meteorito “não tem picos pontiagudos e irregulares, porque a rocha derrete ao entrar na atmosfera devido ao plasma superquente circundante”, disse ao portal.

Já para a geóloga Barbara Gollain, do Museu de Mineralogia de Estrasburgo, o material se parece mais com um produto siderúrgico usado em construções.

Outra hipótese levantada pelo pesquisador Dr. Richard Greenwood é que a pedra possa ter caído das rodas de uma aeronave que circulava pela região.

Além disso, o fato de o objeto não ter causado danos ao telhado no momento da queda também indica que não é, efetivamente, um meteorito.

Portanto, os cientistas entrevistados pelo Daily Mail acreditam que o material rochoso foi jogado por alguém, era de um telhado ou, até mesmo, caiu de uma aeronave.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.