Múmia com 'coração' de ouro: entenda este artefato enigmático do Antigo Egito

Deixada 'de lado' desde 1916, agora a múmia voltou ao foco dos pesquisadores, que tentam descobrir mais sobre esse achado arqueológico marcante.

Pesquisadores da Universidade do Cairo realizaram uma tomografia em uma múmia que não era estudada desde 1916. Com o exame, eles descobriram um fato que os deixou surpresos: junto à múmia, há um “coração” feito de ouro. Além da múmia, existem outras dezenas de amuletos no sarcófago.

O que mais havia junto à múmia?

Os estudiosos também realizaram radiografias do sarcófago, que estava há muitos anos no porão do Museu Egípcio do Cairo. O exame revelou que, além de tecidos moles, existem cerca de 49 amuletos de mais de 20 tipos diferentes.

Entre eles, foi encontrada uma língua dourada dentro da área da boca do crânio e um amuleto em forma de dois dedos ao lado da coxa esquerda.

Além disso, foram descobertos alguns itens religiosos feitos de ouro, cerâmica e pedras semipreciosas.

Estima-se que a múmia seja de 300 a.C., ou seja, do período ptolomaico. Isso significa que o indivíduo foi embalsamado há pelo menos 2300 anos — com todos esses objetos junto a ele.

(Foto: Universidade do Cairo/Reprodução)

E o que é o tal coração?

O “coração” de ouro nada mais é do que um escaravelho dourado que mede cerca de três centímetros. Ele está alojado na cavidade torácica da múmia. Por isso, acredita-se que ele represente um coração, segundo os pesquisadores.

“O grande amuleto de escaravelho de coração dourado é realmente incrível, especialmente depois que o imprimi e consegui segurá-lo em minhas mãos”, explicou Sahar Saleem, uma das especialistas que tenta desvendar a múmia.

Cientistas utilizaram imagens em 3D para obter uma compreensão mais aprofundada do amuleto sem danificá-lo. Assim, descobriram que existem marcas na parte de trás do escaravelho, que podem ser encantamentos ou inscrições.

Ritual

Apesar de ser fascinante, esse “coração” de ouro não é algo inédito nem tão surpreendente, segundo os cientistas. Isso ocorre porque faz parte de uma tradição da época.

Conforme está no Livro Egípcio dos Mortos, um escaravelho no peito do morto era necessário para silenciar o coração dele, quando seria julgado pelos deuses.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.