Conheça o NACHOS, novo instrumento da NASA de previsão e medição de erupções vulcânicas
As erupções vulcânicas podem ser fatais, especialmente para as comunidades que se localizam ao redor dessas montanhas.
O monitoramento de atividades vulcânicas ganhou um novo aparelho nessa função tão importante: o NACHOS, instrumento desenvolvido pela NASA. Para esse trabalho, o aparelho conta com uma câmera de tecnologia hiperespectral compacta, que garante que fontes de fases sejam rapidamente localizadas. Com isso, será muito mais fácil conseguir prever e acompanhar uma erupção vulcânica, e tudo isso por meio de um aparelho pequeno.
Leia mais: Onde está exatamente o Tesla Roadster lançado no espaço por Elon Musk?
Nachos: o menor monitor de todos
O nome NACHOS, na verdade, é a sigla de “Nanosat Atmospheric Chemistry Hyperspectral Observation System”. Mas algo no aparelho, além do seu nome sugestivo, também chama a atenção da comunidade científica, que é o seu tamanho.
E não é para menos, já que o NACHOS tem tudo para ser o menor monitor de gases atmosféricos já feito. Por outro lado, a sua resolução também é recorde, de modo que as câmeras conseguem captar fontes de gases pequenas e até então imperceptíveis.
Com esse aparelho, gases como dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre poderão ser detectados com mais facilidade. Afinal, mesmo os vulcões adormecidos podem liberar SO2 (dióxido de enxofre) antes que qualquer abalo sísmico seja notável. Ou seja, dessa forma, será possível oferecer uma previsão bem mais precisa e rápida.
Outras funções de monitoramento de atividades
Esse deve ser apenas o começo do funcionamento desse instrumento, que também pretende trabalhar com o monitoramento de ar. Por meio dele, será possível fazer estudos sobre as consequências da emissão de carbono no espaço e também aqui na Terra.
Por exemplo, há um interesse em saber ainda mais sobre como a queima de combustíveis fósseis afeta negativamente nossa saúde. Isso sem falar que esses dados podem ser muito importantes para traçar estratégias de reparação e também de prevenção. Por isso, é um grande passo em direção ao avanço dos estudos da vida humana e de questões ambientais. Mas, por enquanto, o aparelho de monitoramento de atividades vulcânicas ainda não tem data prevista para lançamento.
Comentários estão fechados.