Não é com ‘G’, mas ‘J’: 6 palavras que são o ‘calcanhar de Aquiles’ de muita gente
Conheça 6 palavras escritas com ‘J’ e que não devem ser confundidas com um 'G' inexistente. Sane suas dúvidas e melhore seu português.
A sonoridade das palavras pode influenciar diretamente na forma como as percebemos, especialmente quando há dúvidas sobre sua escrita. Nesse sentido, é comum a confusão entre letras como ‘J’ e ‘G’, assim como ‘X’ e ‘CH’, o que pode levar a erros ortográficos em nosso idioma.
Veja também: As 7 maiores e mais complexas palavras do português, de acordo com o dicionário
Sane suas dúvidas com alguns dos exemplares citados e tenha o seu português ainda mais rico de certezas.
Palavras que se escrevem com ‘J’ que você deve ficar de olho para não confundir com o ‘G’
No total, serão 6 demonstrações que podem ocasionar dúvidas. O título será constituído pela palavra correta e logo abaixo teremos a forma errada.
1. Injeção é uma das palavras
Primeiramente, a injeção é uma técnica que consiste na introdução de líquidos em nosso organismo mediante uma seringa. A forma correta é injeção. No entanto, há quem escreva como ‘ingeção’.
2. Jeito
Analogamente, jeito é uma palavra que pode ser percebida como um gesto habitual. A depender do contexto, pode também ser uma forma de dizer que alguém possui habilidade para uma determinada atividade.
Assim sendo, dê um jeito no seu português e não escreva como ‘geito’.
3. Majestade
Além da época dos imperadores, majestade pode ser usada como um substantivo que indica excelência ou grandeza suprema. Evite escrever a palavra como ‘magestade’.
4. Projeção
Projeção refere-se ao ato de planejar ou antecipar algo com o objetivo de alcançar determinados resultados. Assim, lembre-se, a forma correta é ‘projeção’, com ‘J’. Evite o erro de escrevê-la como ‘progeção’.
5. Canjica é uma das palavras que pode ocasionar dúvidas
A canjica é um prato típico das festas juninas ou de São João. É feito com milho-verde cozido com leite de vaca, coco e açúcar. A definição é do site dicio.com. Por mais que as festas juninas possam estar distante, certifique-se de que, quando a hora chegar, você escreva como Canjica e não como ‘Cangica’.
6. Lisonjeiro
Lisonjeiro vem do verbo “lisonjear”, cujo significado é elogiar ou adular. Escreve com ‘J’, portanto, não é “lisongeiro”.
Continue estudando!
Por fim, independente do seu nível de escolaridade ou do nível do seu português, o aprendizado nunca deve terminar. Sempre temos coisas novas a aprender.
Acima de tudo, tenha em mente que o estudo contínuo é muito útil para evitar possíveis erros em situações nas quais eles não podem ser cometidos, como em uma redação. Detalhes do tipo podem garantir o seu sucesso num futuro não tão distante.
Comentários estão fechados.