Não é preguiça! Dormir após o almoço pode transformar sua saúde; veja por quê

Sonecas breves após o almoço podem melhorar a saúde física e cognitiva, como revelam especialistas.

O hábito de tirar um cochilo após o almoço é comum em muitas culturas, como na Espanha, onde é conhecido como “siesta”. Nos Estados Unidos, cerca de um terço dos adultos adota essa prática.

Essas sonecas curtas ajudam a reduzir a pressão arterial, aumentam a atenção e melhoram o desempenho cognitivo. Quando aliadas a dietas saudáveis, como a mediterrânea, ainda maximizam os benefícios cerebrovasculares.

Especialistas da Universidade de Kentucky (Estados Unidos) e da University College London (Inglaterra) reforçam que sonecas proporcionam concentração, recuperação mental e podem preservar a saúde cerebral. A prática regular está associada a um maior volume cerebral e reduz o declínio cognitivo com o envelhecimento.

Tirar uma soneca após o almoço pode ser benéfico à saúde, mas ela não deve ser muito longa – Imagem: reprodução/Shane/Unsplash

Cochilos: quanto tempo é ideal?

Para aproveitar os benefícios dessas sonecas rápidas, elas devem ter duração de até 30 minutos. Esse período melhora a cognição sem causar inércia do sono, comum em períodos mais longos de dormência.

O melhor horário para um cochilo é no início da tarde, antes das 13h. Nesse momento, o corpo naturalmente experimenta uma queda de energia, o que permite um descanso restaurador sem afetar o sono noturno. No entanto, isso pode depender também do horário em que a pessoa acordou naquele dia.

Cuidados com sonecas prolongadas

Embora benéfica, a sesta deve ser feita com moderação. Cochilos longos, acima de 60 minutos, aumentam o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas. Além disso, podem dificultar o sono noturno e indicar distúrbios do sono.

Veja como garantir um cochilo saudável à tarde

  • Hora certa: prefira o início da tarde para dormir;

  • Cochilo breve: limite o tempo a 20 minutos;

  • Conforto: escolha um local tranquilo e aconchegante.

Se os cochilos forem excessivos ou causarem cansaço ao acordar, é importante buscar orientação médica. Tal prática, quando equilibrada, é uma aliada valiosa para a saúde geral e o bem-estar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.