Não importa a marca: frio extremo pode estragar seu celular
Em casos de temperaturas muito baixas, o aparelho pode apresentar problemas e até perder tempo de vida útil.
O celular se tornou um companheiro imprescindível para muita gente nos últimos anos, pois serve como instrumento de trabalho, para uso recreativo e até para operações financeiras.
Por isso, é essencial ter cuidados com a conservação do item, inclusive durante o frio intenso, agente causador de avarias no equipamento.
Naturalmente, essa preocupação é redobrada em países de climas mais extremos, porém, no Brasil também temos temperaturas mais baixas nas regiões Sul e Sudeste, especialmente no inverno.
Com as alterações climáticas, o inverno fica mais rigoroso em alguns lugares, tornando o cuidado ainda mais necessário com o celular.
Quais os riscos para o celular no frio extremo?
As fabricantes de celulares preveem que o equipamento suporta temperaturas entre 0 ºC e 35 ºC. Se os níveis térmicos ficarem abaixo ou muito acima disso, impactam a vida útil da bateria.
A bateria da maioria dos aparelhos tem íons de lítio, causadores de reações químicas importantes para o funcionamento do item. O frio extremo prejudica esses processos e cria danos no equipamento.
Inclusive, quando as temperaturas estão muito baixas, é possível que o aparelho se descarregue mais rapidamente.
Então, devemos sempre nos atentar a essas situações para evitar avarias e aumentar o tempo de vida útil do celular.
Segundo a Apple, fabricante dos iPhones, em dias de muito frio, mesmo quando estão na tomada, os telefones podem não carregar.
Logo, é necessário estar em lugares mais aquecidos nesse período climático para o aparelho funcionar corretamente.
Outro ponto importante é sobre os telefones que têm telas sensíveis ao toque, pois, devido ao frio, tal funcionalidade também fica prejudicada.
O que fazer para proteger o celular?
Uma das medidas indicadas para proteger o aparelho do frio intenso é o uso de capinhas de celular. Elas são uma alternativa para melhorar a temperatura e minimizar os problemas, além de protegê-los contra quedas.
Vale sempre guardar o aparelho no bolso da calça ou da jaqueta ou em uma bolsa, onde o item fica mais aquecido, o que diminui o risco de impacto relacionado ao clima frio.
Por fim, os fabricantes de celulares também orientam os consumidores a não deixarem o equipamento dentro do carro.
Quando sair do automóvel, leve-o junto, já que, no veículo, o item fica sujeito ao frio durante o período e, com isso, danos podem surgir.
Comentários estão fechados.