Não lavar as tigelas dos cães pode trazer prejuízo à saúde dos donos
Em entrevista, o veterinário britânico Sean McCormark alerta que o mau hábito pode favorecer a proliferação de bactérias nocivas aos seres humanos.
Quem tem um bichinho de estimação sabe o quanto é importante manter a higiene do animal em dia, para a sua própria proteção e para a proteção dos humanos à sua volta.
Contudo, mesmo atentos a todos os cuidados necessários, muitos donos de pets se esquecem de um fator de extrema importância: a limpeza das tigelas de água e comida dos animais.
Segundo um estudo realizado pela FDA (Food and Drug Administration), entidade equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, a maioria dos donos de cães do país não limpam a tigela dos cães como deveriam.
A amostragem apontou que apenas cerca de 22% dos tutores limpam as tigelas dos seus cães pelo menos duas vezes por semana.
Ainda segundo o estudo, esse mau hábito pode ser nocivo tanto para a saúde dos animais, quanto para a saúde dos seus donos, pois favorece a proliferação de bactérias nocivas, como Salmonella e Listeria.
Esses microorganismos podem causar uma série de doenças que provocam sintomas como diarreia, vômito, dores de cabeça, azia, má digestão e outros.
Infecções do tipo podem ser mais graves em crianças, idosos e mulheres grávidas, bem como em pessoas imunodeprimidas.
Veterinário reforça o alerta para a necessidade de cuidados
Indo no sentido do assunto debatido pelo estudo da FDA, o veterinário britânico Sean McCormark, que é especialista em alimentação canina, fez alertas importantes.
Em entrevista concedida ao jornal britânico The Mirror, que também divulgou o estudo da FDA, McCormark reforçou o risco de deixar a tigela dos cães sem a limpeza adequada.
“Os alimentos residuais podem levar ao crescimento bacteriano ao longo do tempo, e algumas dessas bactérias são potencialmente prejudiciais não apenas aos nossos animais de estimação, mas também a nós mesmos.”, afirmou.
O Dr. Sean, como também é conhecido, explicou melhor os porquês da necessidade de limpar a tigela dos cães periodicamente.
“Nossos animais de estimação não tendem a ter a melhor higiene bucal, a menos que escovemos os dentes diariamente. Portanto, permitir que tigelas de comida e água passem dias sem lavar pode criar superfícies bastante desagradáveis e insalubres para que eles comam e bebam.”, pontuou.
Além de recomendar a limpeza diária das tigelas, que deve ser feita com água e sabão, o veterinário alertou que os utensílios de limpeza das tigelas dos pets (escovas, buchas, panos, etc) devem ser separados.
“Uma outra boa ideia é separar os utensílios de lavagem de animais dos nossos, novamente devido ao risco de contaminação cruzada de bactérias.”, começou.
“Nossos animais de estimação podem lidar muito bem com a maioria das bactérias, mas algumas dessas bactérias podem causar doenças em humanos.”, concluiu.
Comentários estão fechados.