Não seja tão atingido emocionalmente: 3 dicas para ser mais resiliente
Entenda comportamentos que podem fazer de você alguém mais resiliente. Tenha maior controle das suas emoções com essas dicas.
Em nossas vidas, universalmente, continuaremos conhecendo pessoas a qual são a razão dos nossos sorrisos, nem que seja por um curto período. Outras, por sua vez, podem intensificar sentimentos ruins em nós, podendo, inclusive, magoar-nos. Diante desse mar de possibilidades, é importante saber controlar nossas emoções e ser resiliente nas relações.
Veja também: Modo conquista ativado: 6 comportamentos que te deixam mais atraente
Tenha o poder de superar com mais facilidade grande adversidades da sua vida, tendo controle sobre seus sentimentos. Confira alguns comportamentos que farão de você uma pessoa mais resiliente emocionalmente.
1. Entenda que não é possível agradar a todos
Em primeiro lugar, temos um aspecto social importante. É humanamente impossível agradarmos todos aqueles que fazem parte do nosso convívio social. Por vezes, a culpa não é nem nossa. Talvez as percepções negativas que os outros projetam em nós sejam um reflexo do que está acontecendo internamente na vida deles.
Assim sendo, reconhecer isso pode ser um passo importante para não se deixar emocionalmente por indivíduos que possuem pouca consideração por nossos sentimentos.
2. Trabalhe o autoconhecimento para ser mais resiliente
O autoconhecimento consiste na investigação do nosso próprio ser. Em outras palavras, é aquilo que sabemos de nós mesmos. Nesse sentido, quanto mais você conseguir inteirar-se das suas capacidades, habilidades e fraquezas, menor a chance de outra pessoa atingir você negativamente. Afinal, você sabe do que é capaz.
Ainda por esse ângulo, procure entender suas emoções e reações. Isso ajuda você a gerenciar sentimentos intensos e a responder às ações do cotidiano de uma forma mais equilibrada.
3. Saiba dizer não
Estabeleça limites saudáveis nas suas relações. Eles atuam como barreiras que definimos para proteger o bem-estar de todos os envolvidos. Antes de prosseguirmos, tenha em mente que a recusa pode ser um fator capaz de construir um relacionamento mais autêntico.
Se necessário, diga ‘não’, principalmente em situações que você sentir que pode estar sendo usado ou que o outro lado não é recíproco.
Ademais, por vezes, a negativa pode ser responsável por nos ajudar a manter o equilíbrio emocional, especialmente quando temos medo de desapontar alguém ou de ocasionar conflitos. As pessoas, injustamente, podem aproveitar disso.
Comentários estão fechados.