Inteligência Emocional: aprenda como usar para uma boa liderança

Após muitos estudos, descobriu-se que a inteligência emocional é uma das qualidades mais importantes para um líder.

Após muitos estudos, descobriu-se que a inteligência emocional é uma das qualidades mais importantes para uma boa liderança. Alguém emocionalmente inteligente, além de saber gerenciar suas emoções, sabe o quanto emoções afetam no outro e como se portar diante da situação.

Leia mais: 4 sinais de que você tem um alto nível de inteligência emocional

O psicólogo Daniel Goleman, autor do best-seller inovador “Inteligência Emocional: Porque pode importar mais do que o QI”, cita cinco componentes principais: autoconsciência, empatia, motivação, habilidades sociais e autorregulação. Quanto melhor você dominar essas áreas, mais emocionalmente inteligente você será.

1) Autoconsciência

A forma de entender a si mesmo tornará mais fácil entender as pessoas ao seu redor. Isso porque lhe dá a capacidade da autovalorização, e a partir daí você valorizará os outros e os funcionários darão o seu melhor.

2) Empatia

Um líder empático consegue avaliar uma situação do ponto de vista de outra pessoa, sentir as emoções dos outros e fazer com que se sintam compreendidos. Se quiser tirar o máximo de proveito de sua equipe, lidere com empatia.

3) Motivação

Pessoas emocionalmente inteligentes têm a capacidade de motivar a si mesmas. Estão sempre otimistas e resilientes, e não veem obstáculos na busca por seus objetivos. Com isso, a equipe se torna mais motivada e trabalha da melhor maneira possível.

4) Habilidades sociais

Comunicação eficaz é muito importante na liderança, pois através dela o líder conseguirá passar as estratégias de uma forma que empolgue e motive os seus colaboradores.

5) Autocontrole

Esse é um fator importantíssimo, pois líderes com autocontrole não tomam decisões com base na emoção, mas sim são racionais, calmos e pensam antes de falar.

Por fim, se você sente que precisa melhorar suas habilidades de inteligência emocional, comece tentando entender seus sentimentos e controlar suas emoções negativas. Use-as a seu favor e não contra você. Trabalhe também sua autoconfiança, pois a insegurança pode ser o resultado de alguma decepção consigo mesmo. Conforme você vai tomando decisões conscientemente para trabalhar suas fraquezas, seus níveis de confiança vão aumentando, assim como sua inteligência emocional.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.