Não tampe a panela de pressão antes do feijão ferver – ESTE é o motivo
Se você não costuma esperar o feijão ferver para tampar a panela, saiba que você está cozinhando de forma errada!
A preparação do feijão é uma arte culinária que requer atenção aos detalhes para garantir não apenas o sabor, mas também a qualidade e a segurança do prato final.
Entre os muitos aspectos a serem considerados, existe o momento certo de fechar a panela de pressão. Tampar a panela no tempo errado, pode parecer uma prática inofensiva, mas pode comprometer o resultado do cozimento.
Entenda o motivo pelo qual é preciso esperar a água ferver antes de tampar a panela.
Não tampe a panela de pressão no momento errado
O motivo pelo qual é necessário esperar o feijão ferver antes de tampar a panela está relacionado à formação de espuma durante o processo de cozimento.
A espuma que surge na superfície do feijão é composta por substâncias solúveis em água, como proteínas e saponinas, que se misturam e formam bolhas de ar.
Com isso, o movimento do líquido ao ferver e a presença de impurezas nos grãos também importantes para a formação dessa espuma.
Ao tampar a panela antes do feijão ferver, o aumento da pressão interna pode levar à formação de uma quantidade excessiva de espuma, o que pode resultar em vazamento ou entupimento da válvula de segurança da panela de pressão.
Por conta dessa espuma, é preciso aguardar até que o feijão atinja o ponto de fervura antes de fechar a panela, garantindo um cozimento seguro e eficiente.
Antes de cozinhar, deixe o feijão de molho
Deixar o feijão de molho antes de cozinhar é importante, pois ajuda a reduzir os antinutrientes presentes nos grãos, como os fitatos.
Os fitatos podem inibir a absorção de nutrientes essenciais pelo organismo, prejudicando a saúde e a nutrição.
Ao deixar o feijão de molho por um período entre 8 a 48 horas, os fitatos são parcialmente neutralizados, o que facilita a absorção dos nutrientes durante o processo de digestão.
Também é possível remover impurezas e sujeiras que podem estar presentes nos grãos, promovendo uma refeição mais segura e saudável.
Comentários estão fechados.