Narcisistas buscam estar em posição de status e serem admirados
Esses indivíduos buscam se gabar o tempo inteiro. Veja o que diz essa pesquisa.
Muitas pessoas acreditam que indivíduos narcisistas possuem uma autoestima intocável e, por isso, tendem a se gabar o tempo inteiro de suas próprias conquistas. Já outros acreditam que é exatamente a baixa autoestima que faz eles se autoafirmarem constantemente. Entretanto, um estudo de Virgil Zeigler-Hill vai de encontro a esta ideia, pois afirma que o motivo de se autoengrandecerem é o fato de que narcisistas buscam status.
Narcisistas perseguem a necessidade de serem admirados ou ter status
É muito comum confundirmos narcisismo com autoestima elevada, isso porque os narcisistas estão em constante autoafirmação de suas supostas qualidades e conquistas. Porém, uma pesquisa revelou que existem muitos casos em que narcisistas possuem problemas de autoestima.
Contudo, uma pesquisa liderada por Virgil Zeigler-Hill Professor de psicologia da Oakland University, em Michigan, afirma que embora existam indivíduos narcisistas com baixa autoestima, o fato de se engrandecerem constantemente tem mais a ver com ter status do que com se sentirem bem consigo mesmos.
O professor ainda afirma, “O que realmente importa para eles é navegar nas hierarquias de status… Eles se preocupam em ser melhores do que as outras pessoas, se preocupam com o respeito e a admiração de outras pessoas, eles se preocupam com os benefícios que você obtém por ter um status elevado”.
O status é prioridade dos narcisistas
É normal que as pessoas se preocupem em como são percebidas pelo outro, entretanto para os narcisistas essa questão vai muito além da normalidade.
Eles não se importam como se sentem sobre si mesmos, afinal isso tem a ver com autoestima, o foco verdadeiro desses indivíduos diz respeito a como eles são vistos na sociedade, ou seja, na posição de status que ocupam.
Como são as pessoas narcisistas?
O narcisismo é um transtorno de personalidade e as pessoas que convivem com ele são extremamente egocêntricas, se expressam sempre de forma grandiosa e dificilmente possuem qualquer nível de empatia com as outras pessoas.
Existem diferentes tipos de narcisistas, alguns deles possuem uma autoestima elevada, outros não. Por isso, o estudo chegou à conclusão de que o verdadeiro foco dos narcisistas é o status e o fato de serem admirados.
Dessa forma, a autoestima alta acaba sendo uma consequência de se sentirem exaltados e admirados e não o contrário.
Para confirmar a teoria, os pesquisadores utilizaram estudantes de psicologia para responder algumas perguntas e aqueles que mais apresentavam traços narcisistas respondiam com coisas do tipo “gostaria de ser famoso”, “queria que todos os meus inimigos fracassassem”.
Comentários estão fechados.