Como narcisistas armam o elogio?

Eles são especialmente habilidosos quando se trata de captar o que os outros sentem e manipulá-los para atingir seus objetivos.

Primeiramente precisamos entender como se caracteriza um ser narcisista. Eles tendem ao comportamento que os define como: persuasivos, egocêntricos, sedutores e com uma imagem elevada de si mesmos. São especialmente habilidosos em captar o que os outros sentem (mesmo que não se importem) e manipulá-los para atingir seus objetivos.

Sua forma de se relacionar com o mundo, tanto pessoal quanto profissionalmente, é instável, mesmo que demonstrem autoconfiança. Eles são especialmente habilidosos quando se trata de captar o que os outros sentem e manipulá-los para atingir seus objetivos, usando suas habilidades para alcançar seus desejos, mesmo que isso signifique tirar vantagem, enganar ou prejudicar os outros. Podem até usar a violência, pois são incapazes de sentir o que o outro sente, seja dor ou afeto.

Qual imagem passam?

Embora não se importem com a forma como suas ações afetam seu ambiente, muitas vezes têm medo de ver sua imagem ou reputação prejudicada, pois muitas vezes tentam se sentir acima dos outros. Nos momentos em que sua imagem é colocada à prova, eles sentem angústia, caso recebam críticas ou sofram algum tipo de humilhação, e isso os leva a fazer todo o possível para manter aquela imagem de grandeza, mesmo que isso signifique em prejudicar alguém.

Em vez de serem abertamente exigentes, os narcisistas tentam manipular a situação para conseguir o que querem indiretamente. Eles podem bancar a vítima e usar sua compaixão para persuadi-lo a fazer o que eles querem. Frequentemente, eles fingem ser muito mais legais do que realmente sentem por dentro.

Estou em um relacionamento com narcisista

Nem todos os narcisistas são exatamente iguais, mas todos usam outras pessoas para ajudar a regular sua autoestima. Se você está em um relacionamento com um narcisista, pode ajudar a reconhecê-lo, o que ele espera de você e o que isso significa em termos de como ele provavelmente o tratará. Dependendo de seus recursos internos e preferências, você pode achar um tipo de narcisista tolerável como parceiro, enquanto outro tipo pode literalmente deixá-lo doido.

Para conquistar o relacionamento com você e adquirir sua confiança, o narcisista pode elogiá-lo, com as segundas intensões. Não se trata de algo verdadeiro, mas apenas como uma forma de manipulação para atingir seus objetivos. E, com certeza, você pode se tornar um grande admirador do narcisista.

O narcisista tem cura?

Para aqueles que procuram ajuda, a psicoterapia pode trabalhar para aumentar a empatia e a compaixão. Poderá aprender em como se relacionar melhor com os outros, o que pode estimular relacionamentos interpessoais mais funcionais e aprimorados, além de obter uma melhor compreensão de suas próprias emoções e por que se sente assim.

Conviver com um narcisista pode ser muito desafiador para seus familiares e pessoas ao seu redor. Principalmente devido a desregulação emocional (dificuldade em manter a calma), principalmente quando outras pessoas ameaçam ou contradizem seus pensamentos e ideias sobre si mesmo. Como resultado, você pode ter dificuldade e afeta todos os relacionamentos pessoais e profissionais.

Com a terapia, o narcisista pode aprender a reconhecer e administrar suas ações, cultivar relacionamentos saudáveis, ter empatia e se comunicar de forma eficaz com os outros. Este pode ser um processo lento em alguns casos, mas com abertura e forte motivação, é provável que ocorra um progresso significativo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.