Nasa anuncia que vai enviar placa com mensagens humanas à Europa, uma das luas de Júpiter
As mensagens, incluindo um poema e mais de dois milhões de nomes, serão enviadas a bordo da sonda Europa Clipper.
Recentemente, a Nasa anunciou sua intenção de transmitir uma mensagem até então enigmática durante sua próxima expedição à Europa, uma das luas geladas de Júpiter.
A campanha, intitulada “Mensagem em uma Garrafa”, foi lançada em 2023 pela agência espacial, convocando milhões de pessoas para assinarem seus nomes em uma mensagem que será enviada pelo sistema solar a bordo da sonda Europa Clipper.
O lançamento da Clipper está agendado para outubro deste ano, marcando o início de uma jornada para explorar as possibilidades de vida nas profundezas sob a superfície congelada da lua.
Em uma declaração divulgada em 8 de março, a agência explicou o processo de transporte desses nomes para o espaço. Mais de 2,6 milhões de nomes de pessoas de todo o mundo foram gravados em um microchip de silício pelos técnicos do Laboratório Propulsão a Jato da Nasa.
Esse microchip será anexado a uma placa comemorativa, contendo, entre outros detalhes, uma cópia manuscrita do poema “Louvor ao Mistério: Um Poema para Europa”, do renomado poeta norte-americano Ada Limón.
Frente da placa. (Imagem: Nasa/JPL-Caltech)
Verso da placa. (Imagem: Nasa/JPL-Caltech)
A placa, que é feita de metal e tem dimensões aproximadas de 7 por 11 polegadas (18 por 28 centímetros), será adornada em ambos os lados com obras de arte que ressaltam a ligação entre a Terra e Europa.
Embora a possibilidade de vida em Europa seja principalmente microbiana, a placa comemorativa representa um gesto simbólico de comunicação com formas de vida extraterrestres, ainda que seja mais um símbolo do que uma mensagem direta.
Mais que uma placa, mais que uma sonda
Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da Nasa, comentou sobre a placa, enfatizando a representação da melhor contribuição da Terra para a comunicação com outros mundos.
O design intrincado da placa presta homenagem à busca científica e às conexões entre a Terra e Europa, com elementos que incluem representações visuais de ondas sonoras e referências às frequências de rádio para comunicação interestelar.
Neste vídeo especial a Nasa explica a missão até Europa e dá mais detalhes sobre a sonda Clipper e a placa que ela vai carregar:
Após viajar 1,8 bilhão de milhas pelo espaço, a sonda Clipper está prevista para entrar em órbita de Júpiter em 2030, planejando realizar aproximadamente 49 sobrevoos próximos à Europa.
Os cientistas esperam que essa missão forneça dados cruciais sobre o subsolo oceânico de Europa, que contém uma quantidade significativa de água, bem como informações sobre a crosta gelada, a atmosfera e o ambiente espacial da lua.
Embora dados recentes da missão Juno, também da Nasa, sugiram que Europa possa não ter oxigênio suficiente para sustentar a vida, as próximas observações da Europa Clipper ajudarão a esclarecer essa questão e a explorar ainda mais os mistérios dessa lua intrigante.
* Com informações do LiveScience
Comentários estão fechados.