NASA anuncia ter encontrado água, monóxido de carbono e potássio em exoplaneta

Novas descobertas foram fundamentais para a comprovação da qualidade do telescópio Webb, que já vinha surpreendendo.

Os seres humanos se lançaram em uma empreitada para descobrir o que de fato há fora da Terra. Nesse meio-tempo, temos visto o avanço das tecnologias de monitoramento que nos permitem fazer uma melhor compreensão do universo. A NASA, por exemplo, descobriu água em um exoplaneta com a ajuda do telescópio Webb recentemente.

Leia mais: Chances de vida extraterrestre diminuem; veja a nova descoberta da NASA

Exoplaneta WASP-39b

Nos últimos anos, a NASA se dedicou bastante ao estudo e observação do exoplaneta WASP-39b.

Nós o chamamos de exoplaneta, visto que se trata de um planeta que está fora do nosso sistema solar e, portanto, está bem mais longe e é de difícil observação. No caso, o que mais chamou a atenção dos cientistas sobre ele foi o fato de o planeta estar relativamente próximo à sua estrela, ou seja, seu próprio sol.

Segundo as estimativas, o WASP-39b está tão perto de sua estrela quanto o mercúrio em nosso sistema solar está para o nosso tradicional sol, o que faz dele um planeta relativamente parecido com a Terra.

Recentemente foi possível encontrar a presença de dióxido de carbono que envolve o planeta de modo a formar uma espécie de atmosfera ao redor dele. Infelizmente todos os estudos comprovam que essa atmosfera é bastante tóxica, o que faz com que entendamos que se trata de um lugar totalmente inabitado.

Descoberta de água no exoplaneta WASP-39b

Foi possível detectar a existência de água e outros elementos ali, no entanto. Segundo a NASA, foi possível identificar a presença de dióxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, além de sódio e potássio no planeta.

O que vale destacar é que é o modo como estão dispostos esses elementos que fazem do WASP-39b totalmente inabitável. Ainda assim, a descoberta foi considerada um grande avanço para toda a comunidade científica, sobretudo acerca da eficiência de observação sobre o WASP-39b.

O telescópio é um dos mais recentes modelos de tecnologia e observação espacial que temos no momento. Ele foi levado ao espaço apenas em agosto do ano passado, mas já é responsável por registros magníficos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.