NASA vai à lua: primeiros astronautas para a missão Artemis são selecionados

O processo segue sob diversos segredos, mas transparência nunca foi algo comum por parte da NASA, certo?

O novo projeto Artemis da NASA, que planeja visitar a lua para construir bases de apoio para viagens que vão até Marte, está em andamento. Recentemente, foi divulgado que a agência espacial está em processo de seleção ultrassecreta de astronautas para esta viagem à lua. O processo possui bastante sigilo, por questões de segurança e de integridade, logo a agência segue afirmando que ainda não pode revelar os nomes dos candidatos.

Seleção para missão da NASA está sob sigilo rigoroso

A notícia de que a agência espacial está selecionando astronautas para integrar a missão foi dada em entrevista à CNN. Eles afirmam que, até o fim da primavera, ainda não poderão revelar quais serão os astronautas que irão compor a missão em 2024, que irá para a lua em 2025.

Processo de seleção de astronautas

Todo o processo está envolto de um grande sigilo, mas a CNN – por meio contato com ex-astronautas e ex-funcionários – conseguiu algumas informações. Em entrevistas com esses ex-membros, alguns possíveis nomes foram revelados: Reid Wiseman, aviador naval condecorado, seria o possível líder da missão. Christina Koch e Jessica Meir, as astronautas, seriam as primeiras mulheres a realizar uma caminhada espacial.

Outros nomes são: Anne McClain, piloto do exército; Stephanie Wilson, a astronauta mais antiga da equipe. Por fim, também citaram o nome de Jeremy Hansen, que é o único canadense do grupo.

Preocupações da NASA

O astronauta aposentado Garrett Reisman disse à CNN que, no fim, os nomes selecionados podem surpreender e fugir das especulações. Segundo ele, o processo é muito minucioso. Se houver apenas trajes de tamanho médio, então precisarem de um extragrande, provavelmente o astronauta que o usaria será descartado. Ele ressalta ainda que o processo é pouco transparente e, às vezes, até injusto.

Antigamente, a seleção era até mais misteriosa, mas hoje os astronautas apenas precisam esperar com os demais para saber quem será enviado. Reisman disse que essa é uma oportunidade única e especial. Também disse que teria inveja de quem for escolhido, pelo fato de que Artemis se trata de uma missão histórica e de muita importância.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.