Nem precisa de remédio: 4 dicas definitivas para dormir melhor
O uso de fármacos para dormir deve ser exceção, não a regra.
A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de adormecer ou de manter o sono. Ela pode ser crônica, quando os sintomas persistem por mais de três meses, ou aguda, ocorrendo por curtos períodos.
Dormir bem é vital para a saúde física e mental, pois o sono de qualidade permite a recuperação do corpo e do cérebro, melhorando a memória, o humor e a capacidade de concentração.
Além disso, más noites de sono podem levar a uma série de problemas, como aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e depressão. Porém, infelizmente esse é um problema muito presente na sociedade atual.
Como anda o sono dos brasileiros?
Segundo um estudo realizado pela Fiocruz em 2023, 72% dos brasileiros têm algum distúrbio do sono, sendo a insônia um dos principais. Esses dados mostram a relevância de buscar soluções eficazes para melhorar a qualidade do sono.
Embora em casos extremos, resultantes de desordens neurológicas ou doenças mentais, os especialistas possam recomendar medicamentos para dormir, o ideal é tratar a insônia com metodologias naturais.
Uma das principais abordagens é o reordenamento do relógio biológico, especialmente o ritmo circadiano.
Ritmo circadiano é um ciclo natural de cerca de 24 horas que regula os processos fisiológicos do corpo, incluindo o sono. Ele é influenciado por fatores externos, como a luz e a temperatura, e internos, como hormônios.
Insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns entre brasileiros – Imagem: reprodução
Abaixo, apresentamos quatro dicas especiais para quem quer espantar a insônia e passar a dormir melhor naturalmente, absorvendo as condições necessárias.
1. Dê um rumo à sua vida
Ter um motivo importante para acordar no dia seguinte ajuda a alcançar o sono, pois acostuma o cérebro a uma rotina de descanso e revitalização.
Por exemplo, praticar exercícios pela manhã ou ter um trabalho que você gosta pode fornecer essa motivação.
Estabelecer uma rotina diária consistente sinaliza ao seu corpo quando é hora de dormir e quando é hora de acordar, facilitando a regularidade do sono.
2. Durma com seu pet
Dormir com seu animal de estimação pode elevar a sensação de segurança e conforto, desde que feito com os devidos cuidados de higiene.
A presença do pet consegue reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um ambiente mais relaxante.
Inclusive, estudos mostram que a companhia de animais pode aumentar a produção de oxitocina, o hormônio do bem-estar, facilitando a ‘pegar no sono’.
3. Consuma alimentos com selênio e magnésio
Selênio e magnésio são minerais essenciais que ajudam a regular o sono. O selênio pode ser encontrado em castanhas-do-pará, peixes e ovos, enquanto o magnésio está presente em alimentos como espinafre, amêndoas e abacate.
Esses nutrientes contribuem com o relaxamento dos músculos e acalmam o sistema nervoso, promovendo um sono mais profundo e reparador.
4. Mantenha o quarto ventilado
Manter o quarto bem ventilado é crucial para um sono de qualidade, pois a circulação de ar fresco ajuda a regular a temperatura corporal, algo indispensável para adormecer.
Um ambiente arejado também reduz a concentração de dióxido de carbono, promovendo uma respiração mais eficiente e um sono revigorante.
Comentários estão fechados.