Nesta manhã, voos foram impedidos de decolar para os Estados Unidos por conta de falha no sistema; confira
A administração de empresa norte-americana interrompeu decolagens, e 10 mil voos foram afetados pela medida.
Nesta quarta-feira, 11, nos aeroportos, voos para o Estados Unidos precisaram ser temporariamente cancelados. A justificativa é a de que um dos sistemas que controlam o espaço aéreo caiu, o que exigiu a interrupção do tráfego aéreo.
Os passageiros observaram que os voos estavam sendo cancelados mesmo tratando-se de diferentes companhias e de diferentes aeroportos dos EUA. Ao todo, foram cancelados cerca de 716 voos até às 11h do horário de Brasília. Na última terça-feira, 10, foram 201 voos cancelados e 10 mil viagens atrasadas.
Voos nos EUA são cancelados por horas
Para garantir a segurança dos viajantes, voos internacionais e domésticos que estavam marcados nos EUA entre 9h30 e 10h50, do horário de Brasília, não decolaram. A orientação foi feita pela Administração Federal de Aviação americana (FAA, conforme a sigla em inglês).
“As operações normais de tráfego aéreo estão sendo retomadas gradualmente nos EUA após uma interrupção noturna do sistema de Aviso aos Aeronavegantes, que fornece informações de segurança às tripulações de voo. O bloqueio de decolagem foi retirado”, informou a FAA.
Até o momento, não há uma causa específica para a interrupção no sistema. Maria Cantwell, presidente do Comitê e Comércio do Senado no país, informou que vão investigar o motivo. A Casa Branca descartou a influência de ataque cibernético no sistema, e Joe Biden ordenou o início de uma investigação detalhada do caso.
“Analisaremos o que causou essa interrupção e como a redundância desempenha um papel na prevenção de futuras interrupções. O público precisa de um sistema de transporte aéreo e resiliente”, apontou Maria Cantwell.
A determinação dos EUA também ocasionou atrasos na Europa. Na Espanha, em Madri, os voos que estavam saindo do país norte-americano, conforme informado, ficaram horas sem poder decolar. O mesmo aconteceu em Paris, na França, quando foram informados de que os voos para os EUA estariam atrasados.
Comentários estão fechados.