Netflix estuda estratégias para conter perda assinantes
Pela primeira vez, a companhia registrou uma queda em seu número de assinantes, foram cerca de 200 mil assinantes que desistiram da plataforma.
Os dias andam nublados para a plataforma de ‘streaming’ da Netflix. Depois do relatório financeiro mostrar a realidade de seus resultados comerciais, as contas bateram na porta e quem pagará serão seus funcionários. Na última terça-feira (17), a companhia fez uma demissão em massa de aproximadamente 150 colaboradores em sua grande maioria nos EUA.
Conforme as informações da Reuters, as demissões representam 2% dos colaboradores da Netflix nos Estados Unidos e do Canadá. O site especializado The Verge ouviu pessoas de dentro da companhia que afirmam que, pelo menos, 26 dos colaboradores demitidos trabalhavam no site Tudum, que é um projeto da plataforma voltado para os fãs de seus programas.
Antes desses desligamentos, 25 funcionários já haviam sido demitidos e 12 faziam parte do Tudum.
Em um comunicado oficial, a Netflix confirmou os desligamentos “as mudanças foram tomadas principalmente por necessidades corporativas e não por desempenho individual”.
O comunicado diz ainda que “lamenta a despedida para grandes colegas” e diz que a companhia irá apoiar as pessoas “nesta difícil transição”.
Netflix teve 1ª queda de assinantes em dez anos
Pela primeira vez em um período de dez anos, a companhia registrou uma queda em seu número de assinantes, foram cerca de 200 mil assinantes que desistiram da plataforma.
No entendimento da Netflix, o maior responsável pela queda é o compartilhamento de contas.
A empresa fez uma estimativa de que mais de 100 milhões de casas usam o serviço sem efetuar o pagamento mensal. O que solucionaria esta questão é a cobrança de uma taxa extra, gerando uma série de críticas e descontentamento do público.
Outro caminho para aumentar a arrecadação é oferecer aos seus assinantes um plano mais barato, com anúncios e propagandas. Essa estratégia é utilizada pela sua concorrente Disney+ e está nos planos da Netflix.
E tudo deve piorar pois, a estimativa dos próximos meses é que a plataforma perca mais 2 milhões de assinantes.
Outro fator que irá atrapalhar será o encerramento do serviço na Rússia em forma de retaliação pela invasão na Ucrânia.
Ao passo que essas mudanças não chegam, o caminho é diminuir os gastos, afirma a companhia.
“Como explicamos na nossa conferência de resultados financeiros, a desaceleração do crescimento das receitas significa que precisamos desacelerar o crescimento de nossos custos como empresa.”
O diretor-chefe de finanças da plataforma da Netflix, Spencer Neumann, disse que a empresa pretende diminuir o crescimento de seus custos no horizonte de dois anos.
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