Seu bebê demora para dormir? Pratique a rotina do sono e não tenha mais problemas com isso
Conheça hoje a rotina de sono ideal para o seu bebê dormir bem e com mais facilidade.
Mães de primeira viagem sempre possuem uma dificuldade inicial na hora de colocar seus filhos para dormir. Nem sempre os bebês possuem uma rotina natural de sono e, por isso, precisamos ajudá-los com isso. Os recém nascidos costumam chorar muito, principalmente quando estão estressados sem conseguir dormir, e para ajudar, trouxemos hoje uma rotina para o bebê dormir com mais facilidade.
Leia mais: Utilize A Regra 10-3-2-1-0 Para Dormir Bem Igual A Um Bebê
Praticando a rotina de sono
Um bebê que dorme mal ou que não consegue nem pegar no sono é desesperador, já que eles não descansam, e com isso, os pais também não conseguem relaxar. Para diminuir esse problema, um novo estudo da Current Biology revelou uma “receita” que, segundo os autores, pode aumentar as chances de fazer os bebês dormirem mais rápido.
Para chegar na conclusão do estudo, os pesquisadores usaram máquinas de ECG e câmeras de vídeo para comparar as mudanças nos batimentos cardíacos dos nenéns. Enquanto isso, as pessoas encenavam atividades comumente utilizadas para ajudar os pequenos a cochilar. Em seguida, eles registravam os dados para observar os padrões e realizar comparações.
Rotina de 13 minutos
Depois de muitas análises e estudos, foi estabelecido um padrão funcional: uma caminhada de 5 minutos em superfície plana e sem movimentos bruscos, posteriormente sentar com o bebê no colo por 8 minutos e em seguida colocá-lo no berço.
Desta forma, tal processo de 13 minutos obteve os melhores resultados para o sono do bebê no estudo. Além disso, Kumi Kuroda, PhD e pesquisadora do RIKEN Center for Brain Science no Japão, que liderou o estudo, dá mais algumas dicas para essa rotina:
- No momento da caminhada, faça-a em um ambiente interno claro e plano;
- Apoie a cabeça do bebê e mantenha-o confortável em seus braços;
- Não altere o ritmo da caminhada;
- Se o bebê chorar após 5 a 10 minutos de transporte, pare de andar e verifique o bem-estar do bebê, e identifique se a causa desse choro está relacionada com fome ou algum outro desconforto.
Caso a rotina de sono não ajude, isso não quer dizer que ela não funcionará na maioria das vezes. A pesquisa em questão foi feita com bebês de até 7 meses, então, alguns fatores podem ser levados em consideração.
Comentários estão fechados.