Nos Estados Unidos, governo permanece em alerta após suspeita de um balão da China
Um balão sobrevoando no céu dos Estados Unidos foi contemplado nos últimos dias em locais inapropriados; a suspeita é de espião chinês.
Os Estados Unidos estão em alerta por conta de balão espião sobrevoando os ares norte-americanos. O objeto no ar causou desconforto por estar em área que contém informações de segurança sobre o país, um lugar inapropriado para tal espionagem. Os oficiais emitiram um comunicado revelando que há grandes chances de o balão pertencer à China.
Balão chinês sobrevoa área de mísseis nos EUA
O balão foi localizado em Montana e não foi derrubado para que não houvesse destroços na localidade. O estado não possui grande população e é o local em que fica localizado poderes bélicos do país, tal como mísseis nucleares. O balão parecia estar sobrevoando o local a fim de coletar informações e dados sobre a Base Aérea de Malmstrom.
Em sua defesa, o governo chinês entendeu que a acusação não deverá ser feita até que o caso seja concluído. Representantes dos EUA abordaram o assunto com a embaixada chinesa, de acordo com a AFP. Os chineses disseram aguardar pela conclusão do caso: “até que os fatos sejam claros, fazer conjecturas e exagerar o tema não ajudará a resolvê-lo da forma adequada”.
Um funcionário que resolveu não se identificar informou que a Casa Branca está pronta para derrubar o objeto, faltando apenas receberem um sinal. Porém, o abate não é considerado por conta da possibilidade de caírem partes do balão em lugares residenciais.
Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, o governo do Canadá informou que está aguardando um possível incidente sobre um caso de vigilância, mas não concedeu detalhes sobre o caso e sobre a possibilidade de ter acontecido nos EUA. Afirmaram que estão trabalhando juntamente com os Estados Unidos para “proteger as informações confidenciais do Canadá contra ameaças de inteligência estrangeira”.
Para explicar o que tem acontecido, o oficial e Defesa dos EUA informou que esta é uma ameaça considerável de vazamento de dados e afirmou que não existe perigo para a aviação civil.
Comentários estão fechados.