Nota de corretagem: entenda o que é e como funciona

A nota de corretagem é um dos documentos mais usados pelos investidores, e serve como um certificado para as transações feitas. Saiba mais.

A nota de corretagem é um dos documentos que os investidores mais utilizam no seu dia a dia, e serve como um certificado para as transações feitas. Pode-se dizer que é uma nota fiscal para os investidores, pois nela é possível encontrar diferentes tipos de informação.

Leia mais: Portal sobre investimentos foi lançado pelo Ministério da Economia

Essa nota é gerada sempre que ocorre um movimento novo por parte do investidor junto da corretora, como uma operação de compra ou venda de ativos na bolsa. A emissão dessas notas se dá no mesmo dia, mas também pode ocorrer de ser emitida no dia seguinte ao pregão.

Dentro dessa nota é possível encontrar informações sobre a corretora, o investidor e o valor de compra e venda do ativo. Além disso, também observa-se a quantidade transacionada, possíveis futuros custos (corretagem, emolumentos) e outras cobranças.

Esse documento se faz necessário para um maior controle financeiro. Isso porque, a partir dele, o investidor, sabendo do preço de compra das ações, consegue analisar se houve lucro ou prejuízo, esquematizar seus próximos passos e avaliar o melhor momento para vendas as ações. A nota de corretagem, portanto, se torna uma aliada do investidor para melhorar a eficácia do seu trabalho.

É possível obter as notas de corretagem através do app do C6 Bank seguindo esses passos:

  1. Acesse o app C6 Bank;
  2. Em seguida, clique em “Investimentos” na tela inicial do app;
  3. Continuando, toque em “Seus documentos”;
  4. Por fim, você conseguirá consultar a nota de corretagem na data que desejar.

É importante lembrar que as notas de corretagem são marcadas por letras no app. Se estiver com a letra C, significa uma compra. Se for a letra V, operação de venda. Ainda é possível analisar se você fez ou não um Day Trade, que estará informado com a letra D.

Já no campo “D/C” é possível verificar os débitos e créditos das ações, sendo que os valores compõem o total líquido de cada nota de corretagem. A letra C representa crédito, isto é, o valor das suas vendas. Já a letra D representa débito, que é o quanto você pagou pelas ações. É possível, também, verificar o valor que vai ser lançado na sua conta-corrente, em “Líquido”. Você receberá o valor em 2 dias úteis, se estiver com a letra “C” do lado, ou esse valor será debitado da conta no dia da operação, quando estiver com a letra “D”.

Outros dados, como liquidação, clearing e emolumentos, que são cobrados a cada operação em renda variável, geralmente são as únicas taxas de cobranças feitas pela B3.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.