Notou pontos pretos na couve-flor? Veja se você ainda pode consumir a sua hortaliça

Entenda o que são esses sinais e se eles representam que o vegetal está impróprio para o consumo.

Você já comprou uma couve-flor e, alguns dias depois, percebeu alguns pontinhos pretos no alimento? Sabe do que se trata? Vamos esclarecer melhor para te ajudar!

Conhecidas por serem super saborosas, mas também suaves e delicadas, essas hortaliças são bastante sensíveis. Por isso, é preciso ter uma atenção redobrada em seu preparo.

Por se tratar de um alimento delicado, cheio de floretes, como são chamadas as “flores” da couve-flor, ele pode ser rapidamente danificado. Esse dano causa o escurecimento do vegetal, trazendo esses conhecidos pontinhos pretos.

Os pontinhos pretos significam que a couve-flor estragou?

(Imagem: Ottoblotto/iStock/Reprodução)

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tais pequenos pontinhos são, de fato, o começo do processo de apodrecimento.

Para o consumo seguro da hortaliça, é necessário que ela esteja na cor branca ou creme, sem nenhum ponto escuro. Se tiver folhas, ainda é preciso que elas estejam verdes e vivas, sem sinal de estarem murchas.

Quando o vegetal já passou do ponto, fica dividido e murcho, com esses pontos pretos “pipocando”. Se as folhas estiverem amareladas, também é preciso ficar atento.

Outros sinais de apodrecimento são: mofo ou furos em excesso. Todos esses são sinais de que o alimento já passou do ponto.

Como preservar sua couve-flor por mais tempo?

Para conseguir conservar essa hortaliça por mais tempo e, assim, evitar que os pontos pretos apareçam, você pode tomar alguns cuidados!

Ao trazê-la do mercado, coloque-a com as folhas em sacos plásticos na gaveta de vegetais ou na última gaveta da geladeira. Com esse método, você consegue aumentar a vida útil dela em até uma semana e meia, sem nenhum sinal de podridão.

Além disso, é possível congelar a couve-flor, principalmente se você não tem nenhum prazo para consumi-la. Basta lavá-la com água corrente, secá-la bem e armazená-la em potes com tampa.

Para usá-la, só descongelar e fazer sua receita favorita, preferencialmente deixando-a congelar na parte mais alta da geladeira. Verificar, também, se nesse período não há o aparecimento dos pontos pretos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.