Nova bateria promete economia para seus usuários; entenda

Além da economia, a bateria promete também mais segurança e um carregamento mais rápido. Confira os detalhes.

Está sendo desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts), dos Estados Unidos, uma bateria que promete inovar e também ser mais barata, mais segura e, o mais importante de tudo, carregará de forma mais rápida que qualquer outra disponível.  

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A diferença está nos materiais. A bateria do MIT será composta por eletrodos de alumínio e enxofre, que são mais baratos e, de certa forma, abundantes na natureza. As extremidades acabam transportando corrente para o circuito através de um eletrólito de sal fundido. Esse resultado pode ser encontrado em um artigo que foi publicado na revista Nature, há mais ou menos uma semana. 

A combinação desses materiais é uma alternativa ao íon de lítio, que tem sido o material mais usado nas baterias hoje em dia. Além desse material ser caro e difícil de conseguir, é um elemento volumoso e acaba perdendo a eficácia de forma rápida, sem contar também que tem tendência de pegar fogo facilmente e polui o meio ambiente. 

“Nós queríamos inventar algo que fosse de certa forma bem melhor que as baterias de íons de lítio que são disponibilizadas hoje, para armazenamento de pequena escala como os usos nos veículos automotivos”, disse o professor do Instituto Donald Sadoway, que está à frente das pesquisas. 

O fator segurança é algo muito importante, e por conta dos novos materiais, o risco de fogo nessas baterias é bem menor que nas antigas. Isso porque nenhum material utilizado pega fogo a menos de 130ºC, diferente do íon de lítio. 

Agora falando sobre o carregamento, nos testes que foram realizados até o momento, a bateria teve a sua capacidade de carregar totalmente em cerca de menos de um minuto. Contudo, a taxa de carga depende da temperatura que a bateria se encontra. Por exemplo, para atingir essa velocidade de carga de 1 minuto, a bateria precisa estar a 110ºC, enquanto se estiver em 25ºC, a velocidade de carga será 25 vezes mais lenta. 

Vale destacar também que a bateria não precisa de nenhuma fonte de calor externa para conseguir manter sua temperatura enquanto opera. O calor tem sua produção de forma natural, durante sua carga ou descarga. “Conforme a bateria for carregando, ela gera calor e isso evita que os sais que ela contém, venham a congelar”, disse Donald. 

Uma outra vantagem que podemos informar é sobre a economia. O preço de cada uma das células diz respeito a um sexto das células de íons de lítio por exemplo. A partir do momento que a bateria estiver pronta, ela terá capacidade de alimentar uma casa ou uma pequena e média empresa. 

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