ESTE estado começará a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade

Novo RG promete mais segurança e praticidade aos cidadãos

Na próxima terça-feira (26). começa no Rio Grande do Sul a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento, que agora contará com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para o registro geral único e válido em todo país, promete trazer mais segurança para os brasileiros. Além disso, nos próximos dias, passará a ser emitido nos estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal.

Leia mais: Confira o passo a passo de como emitir 2ª via do RG pela internet

No RS, o processo será feito através do Posto de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) na Avenida Azenha, em Porto Alegre. Já no interior do estado, a implementação também será feita através dos IGP, mas a partir de 4 de agosto.

Mudanças no novo RG

Agora, o novo RG, além de ser um registro único, também contará com validação biográfica e biométrica antes de sua emissão, o que deve trazer mais segurança para os brasileiros. Entretanto, será emitido apenas para os cidadãos que estiverem com seus principais dados de identidade atualizados, especialmente o CPF. Para aqueles que não estão regularizados, é só procurar os canais de atendimento da Receita Federal e ter em mãos algum documento de identidade oficial com foto. foto de rosto e certidão de nascimento.

Inclusive, uma mudança que chamou bastante atenção quando anunciada foi a presença do código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo presente em passaportes. Portanto, a nova carteira de identidade poderá também ser utilizada como um documento válido durante viagens internacionais entre os países do Mercosul.

Ademais, ele também contará com uma versão digital, que também já está disponível em alguns estados. Segundo o governo federal, ele possui a mesma validade que a versão física, e também carrega as principais informações, como o tipo sanguíneo do cidadão, se ele é doador de órgãos, etc. Para acessá-lo, basta fazer o download do aplicativo através do “RG Digital” na loja do seu aparelho e preencher os dados requisitados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.