Nova lei trabalhista permite que pais passem mais tempo com seus filhos
A nova Lei 14.457/2022 foi publicada em setembro deste ano pelo Governo Federal, ocasionando essas mudanças.
Por conta da nova lei trabalhista, pais e mães recebem um suporte maior para cuidar das crianças de até 6 anos de idade. Junto desta medida estão algumas vantagens, como: antecipação das férias e horários de trabalho mais flexíveis. A nova Lei 14.457/2022 foi publicada em setembro deste ano pelo Governo Federal, ocasionando essas mudanças. Para os pais de crianças com deficiência, não há limitação de idade para estas novas medidas. Intitulado como Emprega + Mulheres, o projeto também traz benefícios aos homens.
Leia mais: Filhos que comem demais: como lidar com a fome em excesso de uma criança?
Um novo apoio para pais e mães
O intuito deste novo projeto é incentivar as mães a voltarem para o mercado de trabalho após o nascimento dos filhos. É comum ver mulheres abdicando de suas vidas profissionais depois de se tornarem mães, e acabam decidindo ficar em casa para passar mais tempo com as crianças e estar por perto para educar e tomar conta delas.
A lei pretende dar um apoio maior aos pais das crianças, tanto o homem quanto a mulher. Com isto, os dois vão poder exercer suas profissões no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que atendem a todas as necessidades de seus filhos. Dentre as vantagens do projeto está o reembolso das creches por meio de acordos firmados com os empregadores, assim como novas regras sobre a licença-maternidade.
Como as empresas vão se comportar com as novas medidas?
Pais que trabalham para empresas estão em busca de uma maior flexibilidade nos horários de trabalho. Uma das opções é trabalhar meio período até que a criança complete dois anos de idade. Também é possível trabalhar em home office, e os pais de crianças mais novas acabam tendo preferência na hora de escolher.
Outra mudança é que a regra dá às empresas civis mais 60 dias de licença. Este período pode ser dividido com o pai da criança, caso ambos trabalhem para a mesma empresa. As mães também podem escolher trabalhar por meio período por 120 dias, ao invés da licença de 60 dias.
A lei vem para estimular o desenvolvimento profissional e apoiar o cuidado de crianças pequenas. Vale lembrar que todos os benefícios dependem de acordo prévio entre a empresa e seus empregados.
Comentários estão fechados.