Espécie de orquídea recém descoberta no Equador já está ameaçada de extinção

A nova espécie, chamada Maxillaria anacatalina-portillae, foi encontrada pela primeira vez em 2003, mas já corre perigo de não existir mais.

Uma nova orquídea acaba de ser descoberta e já está ameaçada de extinção. É o caso da Maxillaria anacatalina-portillae, que foi vista pela primeira vez em 2003 e de lá pra cá recebeu outros nomes. Contudo, a sobrevivência da espécie é incerta, graças ao ambiente desfavorável da natureza. Confira agora os detalhes sobre essa flor.

Leia mais: Enfeite seu jardim com suculentas que tem belas flores

Nova espécie de orquídea – Maxillaria anacatalina-portillae

A espécie foi descrita por orquidólogos poloneses em parceria com uma empresa equatoriana que trabalha com o cultivo, pesquisa e fornecimento de orquídeas. Como resultado, essa colaboração serviu para identificar a planta, que tem flores bem vistosas e de cor amarela intensa.

Por que a espécie já está ameaçada de extinção?

A Maxillaria já é tida como ameaçada criticamente porque o seu habitat natural vem sendo devastado pelas atividades humanas e por efeitos das mudanças climáticas, que também são causados pela interferência do homem nos recursos da natureza.

O uso das orquídeas também é amplo até na indústria

As orquídeas pertencem à família Orchidaceae, que é uma das maiores famílias de plantas existentes, e conta com mais de 35 mil espécies. Nesse sentido, seus colecionadores se chamam orquidólogos, e essas plantas também são utilizadas para diversos outros fins, além de servirem como ornamentação.

Algumas orquídeas são para o uso industrial, como é o caso da Vanilla, que faz parte da produção de baunilha. Já a Jumellea tem uso na produção de tabaco e perfumes. Ou seja, essas são plantas muito importantes.

Orquídeas brasileiras em risco de extinção

Existem várias espécies de orquídeas brasileiras, no entanto, devido à poluição e destruição ambiental, algumas delas encontram-se ameaçadas. São elas: Brasilaelia purpurata, Brasilaelia tenebrosa, Brasilaelia xanthina, Miltonia clowesii, Cattleya bicolor, Bifrenaria tyrianthina, Zygopetalum maxillare e Hoffmannseggella cinnabarina.

Orquidário em São Paulo

Existe um orquidário que que fica nas estufas do Jardim Botânico de São Paulo, chamado de Orquidário Frederico Carlos Hoehne, onde existem diversas espécies de orquídeas, incluindo aquelas ameaçadas de extinção. Sendo assim, caso você passe pela cidade pode conhecê-las.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.