Armadilha: Nova trend do TikTok pode causar riscos aos usuários
Toda rede social é carregada de pequenas armadilhas que podem confundir os usuários. É preciso tomar cuidado e estar atento.
O caso foi descoberto recentemente com a utilização do filtro “Corpo Invisível” (Invisible Body) e não é nada além de ações criminosas realizadas por pessoas que querem roubar dados e fotos íntimas dos usuários. O vídeo da trend conta com mais de 25 milhões de visualizações.
As redes sociais fazem parte da vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, e não há como negar esses avanços na sociedade. Para utilizar da forma correta, é preciso ter em mente que nem tudo merece ser compartilhado, assim como muitas práticas também não merecem ser seguidas. Quando surgir uma trend no TikTok, preste atenção na procedência e se aquilo pode gerar uma consequência maior do que apenas publicar um vídeo.
Leia mais: Mulher viraliza no TikTok ao contar que planejou casamento falso para atrair ex-namorado
O momento aponta que o Invisible Body é um dos desafios mais populares que surgiram, mas por detrás dele existe uma armadilha à qual todos precisam estar bem atentos.
Roubo de dados pelo TikTok
O desafio do uso do filtro tornou-se muito popular, e foi por meio disso que os hackers desenvolveram um método para que o filtro seja removido e, por consequência, realmente, os corpos nus apareçam no vídeo gravado.
Os criminosos conseguiram gerar um link que direciona a pessoa ao Discord e é lá que encontram os vídeos das pessoas com o corpo exposto. Essa organização foi descoberta por conta dos pesquisadores da Checkmarx que conseguiram desvendar o crime e descobriram que o filtro, ao ser baixado, também pode roubar algumas informações do usuário. Cerca de 30 mil pessoas acessam o Discord em que os vídeos ficam gravados.
As armadilhas do TikTok são comuns?
Além do filtro, surgiu uma nova tendência na rede social, mas nem tudo o que viraliza significa que deve ser feito. Ultimamente, os usuários têm utilizado esparadrapo para cobrir a boca antes de dormir. No entanto, médicos têm alertado sobre a prática e quais são os perigos de tampar a boca com esparadrapo para dormir.
Quem seguiu essa trend viralizou entre as pessoas que roncam ao dormir ou que tem algum problema de saúde bucal. A prática não é recomentada, pois, de acordo com o médico de Meryland (EUA), do Mercy Medical Center, “se você vomitar à noite e ficar com a boca coberta, corre o risco de engasgar”.
Comentários estão fechados.