Vitória para a saúde: nova vacina contra dengue é aprovada no Brasil

A nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença.

Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o registro de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante chamado Qdenga, produzido pela empresa Takeda Pharma, é indicado para população entre 4 e 60 anos. A nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença. Isso garante uma ampla proteção contra a doença. Saiba mais ao longo do artigo.

Dengue

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ela é mais comum em áreas tropicais e subtropicais do mundo, incluindo muitas regiões da América do Sul, Central e do Norte, bem como partes da Ásia e da África.

Os sintomas da dengue geralmente aparecem de 4 a 10 dias após a infecção e podem incluir febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular e nas articulações, náusea, vômito, erupções cutâneas e dor abdominal.

Em casos graves, a dengue pode levar à dengue hemorrágica, uma forma mais grave da doença que pode ser fatal.

Vacina contra a dengue

A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou a segurança da vacina Qdenga, que estava esperando pelo aval da Anvisa. Já existe outra vacina contra a dengue aprovada no país, a Dengvaxia. Porém, ela só pode ser aplicada por quem já teve a doença.

A aplicação será por via subcutânea, aplicada em duas doses, em intervalo de três meses entre as aplicações. O Brasil chegou a registrar mais de mil mortes por complicações da dengue no país no ano passado.

A vacina Qdenga também já foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA), órgão que forneceu a aprovação. O imunizante seguirá sujeito ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da própria empresa.

A Anvisa tem um papel fundamental na regulamentação e aprovação de vacinas no Brasil. A agência é responsável por avaliar a qualidade, eficácia e segurança das vacinas, garantindo que elas atendam a todos os requisitos necessários antes de serem disponibilizadas para uso público.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.