Novas regras da CNH: o que muda para motoristas de 50 a 70 anos?
Idosos terão regras de renovação de CNH alteradas, com descontos nas taxas e prazos reduzidos.
Os idosos com idades a partir de 50 anos terão impacto nas novas mudanças das regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), implementadas pelo governo federal.
Nos últimos anos, com o envelhecimento da população ativa, também houve aumento na quantidade de motoristas dessas idades, além de ter crescido a preocupação com as condições de direção desses idosos.
Para quem tem até 50 anos, a renovação da CNH tem que acontecer a cada 10 anos, sendo que antes era de cinco, no máximo.
Mas, para quem tem entre 50 e 70 anos, o prazo de renovação segue de cinco anos. Já para quem tem 70 anos ou mais, o prazo de renovação é menor, de até três anos, pois a idade avançada exige tal cuidado.
Benefícios para os idosos motoristas
No entanto, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Congresso Nacional, aprovou a redução do valor das taxas para renovação de CNH aos idosos. Isso para tentar reduzir o impacto dos gastos.
Dessa maneira, quem tem até 50 anos continua pagando as taxas normalmente de renovação e exame médico obrigatório. Contudo, os motoristas com idade entre 50 e 70 anos vão pagar 50% do valor, enquanto os maiores de 70 anos vão pagar 30% do total.
De acordo com a lei, isso é uma forma de impactar menos as finanças dessas pessoas, já que terão que renovar a CNH com maior frequência.
Esse abatimento no valor, além de reduzir os gastos, também incentiva os condutores a continuarem fazendo esse processo de renovação para dirigir com segurança.
Renovação precisa passar pelo Detran
Na hora de renovar a carteira de habilitação, o idoso e os demais motoristas precisam procurar o Departamento de Trânsito (Detran) para iniciar o processo.
Nesse caso, terão que pagar essa taxa de renovação e, ainda, a taxa do exame médico, conforme citado anteriormente.
Apenas após o pagamento de todas as taxas e da aprovação no exame é que será possível receber, em casa, o documento novo.
No entanto, é possível acessá-lo pelo aplicativo via celular, sem precisar imprimir. Com essas facilidades, tanto os idosos quanto os mais jovens poderão dirigir com segurança.
Comentários estão fechados.