Serviços do Imposto de Renda são liberados pela Receita; confira quais são
Serviços que antes eram restritos para quem possui certificado digital serão ampliados para usuários nível ouro ou prata no portal Gov.br.
Com o início de um novo ano, todas as contas começam a se aproximar. IPVA, materiais escolares, matrículas e o Imposto de Renda estão entre as principais dívidas presentes logo nos primeiros meses do ano.
Assim, pensando em facilitar a vida de alguns contribuintes, a Receita Federal lançou novos serviços no Portal Gov.br com o objetivo de ampliar o acesso à declaração pré-preenchida. Sendo assim, confira o texto e saiba mais.
Veja mais em: CPF irregular: Saiba como regularizar a sua situação na Receita Federal
Serviços liberados
Todos os contribuintes nível ouro ou prata poderão, agora, contar com a declaração pré-preenchida. Assim, serviços que antes eram restritos para aqueles que possuem certificado digital serão ampliados para os usuários que tiverem nível ouro ou prata.
Alguns desses serviços são: preenchimento e retificação da declaração do Imposto de Renda no ambiente e-CAC; cópia da declaração e do recibo de entrega; cópia dos arquivos transmitidos, visualização do número do recibo, visualização de pendências de malha fina e outros. Todos eles estarão disponíveis de forma simplificada e de fácil acesso.
Essa nova facilidade possibilitará ao contribuinte não precisar se dirigir até os postos da Receita Federal para realizar a declaração. Assim, bastará acessar o portal, fornecer os dados necessários e realizar a declaração. Desta forma, a receita já prevê ampliar a medida para atingir mais contribuintes.
É algo seguro?
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda segue até o dia 29 de abril. Então, essa possibilidade disponibilizada pela Receita é uma maneira prática de evitar filas e arcar com as obrigações.
Sobre a segurança, o governo garante que o portal Gov.br é seguro e o nível de serviços varia de acordo com a ação. Ou seja, nível bronze para menos serviços; prata, para para alguns serviços digitais e ouro para ter acesso a muitos serviços.
Os cadastros com informações do INSS e do CPF possuem nível bronze, mas a alteração pode ser feita no momento do login, caso o contribuinte deseje.
Comentários estão fechados.