Estudo revela: manteiga de amendoim pode reduzir alergias em bebês em 77%
Alimentar a criança com pequenas quantidades de manteiga de amendoim, em alguns casos, pode diminuir alergia.
A fase materno-infantil pode ser considerada uma das mais difíceis ao criar um bebê. Diversas alergias podem surgir e os problemas ficam ainda maiores, já que a criança ainda não é capaz de contar o que sente. Recentemente, um estudo afirmou que alimentar crianças de 4 a 6 meses idade com pequenas quantidades de manteiga de amendoim podem diminuir a alergia em 77%.
Há controvérsias a afirmativa, visto que as autoridades de saúde proíbem qualquer tipo de alimento até seis meses de idade. Ou seja, nesse caso, a manteiga de amendoim não poderia ser oferecida. Na mesma linha de raciocínio, há estudos que comprovam o amendoim picado ou inteiro pode causar asfixia às crianças menores de 5 anos.
O NHS, um órgão do serviço público de saúde do Reino Unido, indicou que a manteiga de amendoim, moída ou triturada, pode ser adicionada à alimentação de crianças menores de 6 meses de idade. No entanto, alimentos sólidos devem ser oferecidos apenas para bebês que conseguem se sentar sozinhos para evitar riscos de engasgo durante a alimentação.
A coordenação motora, a cabeça firme, conseguir pegar algumas coisas com as mãos e levar a boca são evoluções que o bebê precisa apresentar antes de ingerir alimentos sólidos.
Manteiga de amendoim pode combater alergia em crianças
Um estudo recente realizado no Reino Unido afirma que a introdução do amendoim na alimentação infantil durante a fase de desenvolvimento do sistema imunológico pode diminuir as chances da criança desenvolver reações alérgicas. A base do estudo está em Israel, onde as pessoas são habituadas a ingerir petiscos de amendoim durante a fase inicial da vida, e as alergias são menos comuns no país.
Assim como este estudo, surgiram outros sobre a introdução de alimentos que podem causar alergias ainda na primeira infância. O ovo, o trigo e o leite, por exemplo, também podem ser capazes de reduzir a alergia se introduzidos na dieta do bebê de forma adequada.
Foi assim que o Journal of Allergy and Clinical Immunology decidiu calcular qual é o momento certo para introduzir o amendoim na alimentação do bebê. NHS, do Reino Unido, junto com a Universidade de Southampton também participaram do processo.
O melhor período para introduzir o amendoim na alimentação é de 4 a 6 meses, com a possibilidade de reduzir as alergias em 77%. Para desenvolver o estudo completo e ganhar a confiança dos pais, Graham Roberts, afirmou que os benefícios seriam para as gerações futuras e menos resultados alérgicos no mundo.
Comentários estão fechados.