Processo de divisão do continente africano pode formar um novo oceano
Países africanos sem acesso ao mar podem desenvolver litorais.
Desde o momento em que o planeta Terra nasceu, ele vem sofrendo alterações constantemente. Uma prova disso é de, quando todos os continentes eram conectados por terra, formavam um só (Pangeia) e, atualmente, o cenário é completamente diferente. Hoje, contamos com seis continentes e cinco oceanos, porém a quantidade de oceanos pode aumentar. Isso porque existe a possibilidade de um novo oceano na África tomar forma devido a um fenômeno curioso em vigência no continente.
Novo oceano pode surgir no continente africano
A África é banhada por dois oceanos; a parte leste é banhada pelo oceano Índico, e a oeste, pelo Atlântico. O continente possui 54 países, sendo que 15 não possuem acesso ao mar, mas, em um futuro distante, isso pode mudar devido a um processo de divisão do continente.
O continente africano está se dividindo
Em 2005, uma rachadura suspeita surgiu nos desertos da Etiópia, onde muitos acreditavam se tratar de consequência de algum temporal. No entanto, hoje em dia, o que era uma simples rachadura hoje possui incríveis 56 km de extensão, se estendendo da Somália (no chifre da África) até o centro-oeste do Zimbábue (leste africano).
O longo buraco se encontra na fronteira de três placas tectônicas: a placa tectônica da Arábia, a placa tectônica da Somália e a placa tectônica da Núbia. Porém, as placas estão em movimento divergente, sofrendo um processo de separação a cada ano, movendo-se por milímetros a cada 365 dias.
Formação de novo oceano na África
A formação da fenda despertou curiosidade e rapidamente virou alvo de estudos. Neles, os cientistas afirmam que existe a possibilidade de um oceano ganhar vida através desse processo de separação do continente. Segundo os pesquisadores, dois grandes corpos de água correrão pela fenda, formando um novo oceano. O primeiro é o Golfo de Adem, localizado entre a Somália e o Iémen. Já o outro trata-se do famoso Mar Vermelho, mar que separa a África do Oriente Médio (Ásia).
Comentários estão fechados.